Saiba mais sobre o protetor solar

24/09/2014
Saiba mais sobre o protetor solar

Ainda estamos bem no começo da primavera, mas já estamos experimentando temperaturas bem altas, que atraem muitas pessoas para praias e piscinas. É importante caprichar no uso do filtro solar, que protege a pele através da reflexão e absorção dos raios que incidem sobre nós. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda a aplicação a cada duas horas e após suor intenso ou mergulho na água.

Existem filtros solares químicos e físicos; a diferença entre eles é que o físico é composto por substâncias inorgânicas que não permitem a penetração dos raios solares pela pele. Já os químicos são compostos por substâncias orgânicas que permitem a entrada do raio de sol pela pele, mas conseguem reduzir a penetração da luz, evitando atingir camadas mais profundas.

Antigamente, acreditava-se que era necessário aplicar o protetor solar meia hora antes da exposição ao sol, porém, atualmente, com os filtros feitos com nanotecnologia, a absorção é bem rápida. Essa nanotecnologia é representada por minúsculas bolas de água encapsuladas que conseguem ser absorvidas mais rapidamente pela camada córnea da pele. Entretanto, nós, dermatologistas, reforçamos a ideia de aplicar o protetor solar antes de sair de casa, pois a exposição ao sol já se inicia no trajeto e também para não correr o risco de distrair-se e esquecer de passar o filtro.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!