Maquiagem: entenda a importância desses cosméticos

26/11/2014
Maquiagem: entenda a importância desses cosméticos

As maquiagens são destinadas a enfeitar os olhos, lábios e bochechas com a cor, visando criar uma aparência mais moderna, iluminar certas partes desejáveis e camuflar defeitos faciais. Para os dermatologistas, as maquiagens atingem um objetivo que vai muito além do embelezamento da cor da pele – são responsáveis por manter a saúde da pele e até a camuflagem dos defeitos cirúrgicos.


As bases faciais, por exemplo, são os primeiros cosméticos faciais aplicados na pele após um cosmecêutico. Elas funcionam como hidratantes pigmentados com duração de 8 horas na pele. Existem 4 tipos básicos de formulações de base indicados para os diferentes tipos de pele facial: oleosa (pele seca), aquosa (todos os tipos de pele), livre de óleo (pele oleosa) ou livre de água. A base livre de água está indicada para camuflagem ou teatro por ter a maior duração dentre as demais (> 8h). As bases que contem dióxido de titânio e óxido de ferro atuam como protetor solar, com bloqueio do UVA e do UVB. Concluindo, a base pode normalizar o brilho da pele, promover proteção solar e agir como um produto de tratamento cosmético.


Os pós faciais consistem em ter uma variação mais carregada na cor. As sombras ajudam a camuflar defeitos das pálpebras ou olhos assimétricos, oferecem fotoproteção e minimizam as colorações escuras ao redor dos olhos. Apesar de serem indevidamente culpada pelas dermatites de contato nas pálpebras, o pó compacto raramente causa alergias. Devemos lembrar que muitas substâncias são transferidas para área dos olhos pelas mãos, como os esmaltes, por exemplo, que são as principais causas de reações aos cosméticos.


O rímel é destinado aos cílios, com o objetivo de alongar, colorir e engrossar estes pelos. Os mais modernos vem na forma de um líquido dentro de um tubo com esponja aplicadora com múltiplos tufos. O ato de aplicar diversas vezes este aplicador dentro deste tubo permite inocular diversas bactérias dentro dos cosméticos. A infecção mais perigosa é a provocada pelo Pseudomonas aeruginosa, que pode provocar uma ceratite e perda permanente da visão. É aconselhável trocar o rímel a cada 3 meses e evite emprestar para outras pessoas. Uma dica é utilizar rímel à base de solvente, que tem menor chance de colonização bacteriana, porém pode causar mais alergia.


Os batons são cosméticos destinados a emoldurar os lábios e são compostos por ceras, óleos e pigmentos. Quanto maior for a quantidade de cera, maior a duração do produto. Quanto maior a quantidade de óleos, mais cremoso ele fica. Porém, fique atenta; alguns óleos, como o de rícino, podem causar uma dermatite de contato alérgica.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!