O excesso de açúcar promove piora nas rugas e é inimigo da beleza

15/06/2016
O excesso de açúcar promove piora nas rugas e é inimigo da beleza

A alta ingestão de açúcar está associada a diversos danos à saúde. Ele aumenta o risco de doenças cardiovasculares, pode causar obesidade e diabetes mellitus e ainda pode “roubar” vitaminas de outros alimentos. Além disso, o consumo excessivo de açúcar pode fazer mal também para a pele.

Isso acontece devido ao processo natural que ocorre no organismo quando temos excesso de açúcar na corrente sanguínea. Este açúcar se torna perigoso e passa a se ligar a proteínas na nossa pele e formar os produtos finais de glicação avançada. Quanto mais açúcar comemos, mais glicação formamos. Estes produtos finais da glicação se ligam a várias proteínas, mas na pele as vítimas são o colágeno e a elastina. Com esta ligação, estas duas importantes proteínas sofrem desnaturação, ou seja, se ressecam, e deixam de exercer uma de suas principais funções: sustentar a pele.


Com isso, surgem as rugas, a pele fica mais fina e com uma cor mais amarelada e com maior predisposição a infecções. Apesar de ser um processo mais comum em diabéticos, indivíduos sobre estresse intenso e com excesso na ingestão do açúcar também estão muito expostos.


Para auxiliar a reduzir a glicação no organismo, deve-se incluir alguns alimentos à dieta como a romã, haritaki (que é uma planta medicinal), blueberry (também conhecida como mirtilo) e chá verde. Os preenchedores também ajudam, porque eles aumentam a formação de colágeno e eliminam o colágeno antigo. Alguns ativos presentes nos cosmecêuticos como a nicotinamida, o resveratrol e os ácidos biônicos, como os maltobiônicos e lactobiônicos podem diminuir a glicação de proteínas.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!