Hidratação da pele no inverno é importante para evitar infecções

06/07/2016
Hidratação da pele no inverno é importante para evitar infecções

No inverno, a umidade do ar fica menor e as temperaturas baixas diminuem a transpiração corporal. Além disso, banhos demorados e quentes contribuem para o ressecamento da pele, que fica mais vulnerável a alergias e infecções.

A perda do manto lipídico causado pelo ressecamento propicia o aparecimento de infecções fúngicas, bacterianas e virais ou alergia na pele. Por isso, doenças como dermatite seborreica (caspa), dermatite atópica (doença crônica que provoca coceira e erupções), psoríase (doença crônica que causa vermelhidão e descamação) e ictiose vulgar (doença genética que provoca o ressecamento e a descamação da pele) são mais comuns no inverno.

Para evitar esses problemas a Dra. Gabriella Albuquerque elaborou algumas dicas que vão te auxiliar a potencializar a hidratação cutânea. A primeira delas é evitar ao máximo os banhos quentes, assim como o uso excessivo do sabonete, que retira as camadas protetoras da pele. Passar um creme hidratante logo após o banho também é uma boa ideia, pois a pele úmida ajuda em sua penetração.

Quanto aos hidratantes, aqueles com maior poder de hidratação devem conter componentes oclusivos como dexpantenol e óleo mineral (que diminuem a evaporação da água da pele), os componentes umectantes, como o propilenoglicol e a ureia (que puxam a água para camada córnea) e os componentes emolientes como a dimeticona e os óleos (que permitem uma sensação suave na pele).

Para dar uma forcinha a mais na hidratação também vale apostar em tratamentos estéticos. O uso de preenchimentos à base de ácido hialurônico, além de hidratar, devolve o viço e o turgor da pele. A Dra. Gabriella Albuquerque explica que 56% do ácido hialurônico no nosso corpo está na pele, onde ele atua preenchendo o espaço entre as células, o que a mantém lisa, elástica e bem hidratada. Com o passar do tempo, sua concentração na pele diminui, o que causa o aparecimento de rugas e também ressecamento. Ou seja, o ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no organismo humano que permite aumentar, junto com o colágeno, a hidratação e sustentação da pele.

Outro tratamento interessante para hidratar a pele é o uso de máscara hidratante a base de dexpantenol e ácido hialurônico. Após uma massagem relaxante na face, a clínica dispõe de um produto que ajuda a restaurar a aparência da pele ressecada. É indicada 1 sessão por semana, sendo necessário 4 aplicações.

E não esqueça da sua alimentação. Apesar de poucas evidências na literatura médica, sabemos que uma dieta rica em frutas e legumes frescos pode ajudar na melhora do colágeno na pele. Uma forma de favorecer a espessura da pele é comprar colágeno hidrolisado, à venda em diversas farmácias. Os peptídeos de colágeno podem aumentar a matriz extracelular da derme, que é parte responsável em manter a integridade da pele, permitindo assim aumento da hidratação cutânea no inverno.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!