Cuidados com a pele ao praticar exercícios

29/06/2016
Cuidados com a pele ao praticar exercícios

A proximidade com as olimpíadas nos faz lembrar a importância dos cuidados com a pele para que as doenças não interfiram na performance esportiva de atletas profissionais ou amadores. As dermatoses do esporte podem surgir por traumas mecânicos, exposição a fatores ambientais como raio ultravioleta e agentes infeciosos, além de outros. Por este motivo, preparamos algumas dicas que podem ajudar no dia a dia dos praticantes de atividade físicas.

1) Atividades ao ar livre requerem proteção solar adequada, pois a exposição a luz ultravioleta emitida pelo sol é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de pele. Nesses casos, a proteção solar é essencial para retardar o processo de envelhecimento cutâneo.

2) É fundamental para quem pratica algum tipo de exercício físico manter a pele sempre limpa para que não haja obstrução dos poros e o fluxo do suor seja natural. A associação do calor, a oclusão da pele por roupas de tecidos que aprisionem o suor e o atrito repetitivo são causas importantes para o desenvolvimento de acne. A acne mecânica, como é chamada, é vista na equitação entre as pernas, na cabeça e nas costas dos jogadores de futebol, já jogadores de golfe apresentam lesões aonde a sacola de tacos fica esfregando nas costas.

3) Para os nadadores, após a imersão em piscinas cloradas, a ducha fria é fundamental. O cloro pode ressecar seu cabelo e a pele. Pode ser utilizada uma quantidade pequena de sabonete ou xampu para ajudar a eliminar o excesso. Lembe-se que a foliculite do calção de banho é uma infecção que surge na região da sunga ou biquíni e é causada por bactérias como Streptococcus ou Staphylococcus aureus que causam nódulos inflamados que surgem após as competições.

4) Dermatite de contato causada por substâncias encontradas nos equipamentos utilizados nas competições também podem ser observadas, como pela borracha utilizada em alguns equipamentos. O atleta pode notar coceira e vermelhidão e deverá realizar um teste de contato para confirmar este diagnóstico.

5) O uso de calçados adequados minimiza a chance de desenvolver bolhas nos pés. Meias que absorvam a umidade também são essenciais.

6) Por conta do calor, umidade e atrito de algumas regiões do corpo, o atleta está muito suscetível a infecções fúngicas, bacterianas e virais. A consulta com o dermatologista é essencial para diagnóstico correto e tratamento adequado.

A prática de esportes deve levar ao bem-estar, mas o risco de doenças dermatológicas não pode ser deixado de lado. Por isso, cuidados básicos de higiene pessoal, o uso de equipamentos adequados e limpos, e a cautela na exposição prolongada ao sol reduzem, significativamente, a chance de que esses problemas apareçam. A alimentação e o consumo de líquidos também têm papel fundamental no desempenho dos esportistas e na proteção da pele.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!