Cuidados essenciais com as unhas

27/07/2016
Cuidados essenciais com as unhas

As unhas são responsáveis por proteger as pontas dos dedos de traumatismos, além de terem função de defesa contra microorganismos, auxiliam a prender objetos e ainda podem revelar doenças sistêmicas. Já a cutícula, forma uma barreira de proteção da unha que dificulta a entrada de fungos e bactérias e ajuda a prender a unha no dedo, por isso, não deve ser removida.

Assim, na hora da manicure, deve-se apenas empurrar a cutícula e manter as unhas bem aparadas, para evitar o acúmulo de sujeira. O hábito de lixar a superfície da unha que repousa sobre o dedo pode ser prejudicial, pois retira camadas de queratina e deixa as unhas mais frágeis e finas. O uso de acetona também pode fragilizar as unhas e torná-las quebradiças, então opte por removedores de esmalte.

Outra recomendação é não usar esmalte de forma ininterrupta. Deixe suas unhas pelo menos uma semana por mês sem esmaltação para evitar o ressecamento. O uso de hidratantes pode ser indicado em alguns casos.

Vá sempre a manicures que prezem pela higiene e utilizam autoclave na esterilização de seus materiais cirúrgicos. Fique atenta durante a realização da unha pela manicure porque procedimentos mal feitos podem causar problemas sérios nas unhas. Também tome cuidado com os esmaltes que utiliza, pois alguns podem causar alergia. Em casos de enfraquecimento persistente, manchas vermelhas e descamativas ao redor da unha e presença de secreções, procure a dermatologista.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!