Saiba os benefícios do óleo de coco para seus cabelos e pele

17/08/2016
Saiba os benefícios do óleo de coco para seus cabelos e pele

O aumento da popularidade com produtos feitos do coco, como a água de coco e os óleos de coco têm conquistado desde celebridades a chefs de cozinha. A ideia sedutora é de que o óleo de coco consegue reduzir medidas, melhorar a qualidade do colesterol do sangue e ajuda no desempenho terapêutico de inúmeras doenças, como doença de Crohn, doença do cólon irritável, tireoidopatias, doença de Parkinson e Alzheimer.


Uma grande novidade que poucos conhecem é a sua ação antiestática nos cabelos, ou seja, reduz os cabelos embaraçados. O artigo Medicinal benefit of coconut oil* destaca seu uso na Índia como um dos ingredientes mais naturais para melhora do brilho dos cabelos por diminuir a perda de proteínas. Pode ser aplicado de forma pura nos cabelos úmidos após a lavagem para auxiliar desembaraçar os nós ou pode ser utilizado de forma industrializada em condicionadores e shampoos anticaspa. Outra novidade, é que este produto possui ação anticaspa porque permite diminuir a proliferação de fungos. Além disso, permite que seus cabelos fiquem livres de lêndeas e diminui a reinfestação dos piolhos. Caso seu óleo de coco esteja em estado sólido, a dica é esquentar um pouco em banho-maria para amolecê-lo.


Sabemos que o óleo mineral é, há muitos anos, utilizado com hidratante por funcionar como agente oclusivo, impedindo a perda de água da epiderme. No artigo “A Randomized Double-Blind Controlled Trial Comparing Extra Virgin Coconut Oil with Mineral Oil as a Moisturizer for Mild to Moderate Xerosis”, da revista Dermatitis em outubro de 2014, o óleo de coco apresenta as mesmas características do óleo mineral, com a vantagem de possuir uma ação antisséptica. Da mesma forma que o óleo mineral, o óleo de coco não promove irritação na pele.


Entretanto, em um estudo mais recente**, dos 117 pacientes com dermatite atópica, uma doença crônica caracterizada por alterações na barreira de proteção da pele e diversas doenças inflamatórias cutâneas, as crianças tiveram melhores respostas quando utilizavam o óleo de coco como hidratante, em relação ao óleo mineral. Em um artigo que saiu alguns anos depois, na revista Dermatitis (2008 Nov- Dec;19(6):308-15) se observou que ele pode diminuir a colonização de bactérias, em especial o estafilococos, nos pacientes com dermatite atópica.


Converse com sua dermatologista para saber mais sobre o óleo de coco e se ele é indicado para o seu caso.

*International Journal of Life Sciences Research, Vol. 2, Issue 4, pp: (124-126), Month: October - December 2014

**Int J Dermatol. 2014 Jan;53(1):100-8. 2013, Dec. The effect of topical virgin coconut oil on SCORAD index, transepidermal water loss, and skin capacitance in mild to moderate pediatric atopic dermatitis: a randomized, double-blind, clinical trial.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!