Atividade Física e a Pele – parte 1

28/09/2016
Exercícios Físicos e a Pele - dra gabriella albuquerque dermatologista rio de janeiro

Conheça os benefícios que a prática de exercícios pode trazer para a pele

É sabido que a prática de exercícios físicos faz bem para o coração, pulmão e saúde mental. Mas e a pele?

Apesar de focarmos na otimização cardiovascular que o exercício físico nos proporciona, muitos desconhecem que a melhora da circulação corporal permite maior suporte sanguíneo para a pele, eliminando toxinas que podem contribuir para diversas patologias cutâneas, como a acne, a celulite nas coxas e até mesmo dermatites provocadas por fungos e bactérias. O aumento do fluxo sanguíneo garante melhora na drenagem linfática permitindo a redução do acúmulo de impurezas que podem ser maléficas a nossa pele.

Vale lembrar que doenças de pele que necessitam de uma melhor saúde mental, como psoríase e vitiligo, podem ter uma melhora nos seus sintomas graças ao avanço na qualidade de vida que o exercício físico produz. Além disso, é sabido que atividade física diminui um hormônio conhecido como cortisol. Este hormônio tem função pró-inflamatória e tende a piorar as dermatites e a psoríase.

A prática moderada de exercício físico pode de fato melhorar a sua pele. Essa melhora ocorre da seguinte forma: o aumento do fluxo sanguíneo leva maior aporte de oxigênio para célula, isto permite maior produção de energia e mantém a saúde vital. Com isto, a pele fica com mais hidratação e brilho e diminui a chance de rugas. O maior fluxo sanguíneo permite a retirada de radicais livres por conta de uma melhora na drenagem venosa e linfática.

É muito importante lembrar que a prática física não deve ser feita em excesso, pois haverá mais malefícios do que benefícios, inclusive para a pele. Quando há um exagero de atividade física, os radicais livres são liberados em excesso e provocam o envelhecimento da pele. Eles se ligam ao colágeno e a elastina promovendo o ressecamento destas proteínas.

Na próxima semana, falaremos sobre os problemas de pele mais comuns em quem pratica exercícios físicos. Fique ligado!

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!