Atividade Física e a Pele – parte 2

05/10/2016
Veja como evitar problemas de pele comum a esportistas

Veja como evitar problemas de pele comum a esportistas

Cada esporte é diferente e cada atleta tem a sua própria característica. Independente do tipo do jogo, os atletas estão propensos a 5 alterações dermatológicas mais comuns: bolhas, queimaduras de atrito, pé de atleta, acne mecânica e exposição a luz ultravioleta. De acordo com a Dra Gabriella, 3 ingredientes são essenciais para reproduzir o ambiente perfeito para estes acontecimentos: o calor, a umidade e a fricção da pele com os acessórios utilizados para os exercícios físicos.

As bolhas são muito comuns nas mãos dos jogadores de tênis e nos pés dos corredores, por exemplo. A maneira de evitarmos é colocarmos tecidos confortáveis que possam impedir o contato da pele com os acessórios de ginástica. As queimaduras de atrito são igualmente caudas pelo contato íntimo destes acessórios na pele ou pelo atrito da própria pele. Uma boa maneira de evitar isto é o uso de adesivos de consistência gelatinosa ou o uso de vaselinas que amorteçam este contato.

Os pés de atleta são infecções fúngicas que ocorrem nos pés e encontram um ambiente perfeito para se proliferarem por conta do calor e umidade. O uso de meias e calçados limpos e feitos por material que possibilitem o ambiente mais fresco e seco são os mais indicados. Talco pode ajudar a manter a região mais seca. A acne mecânica é causada pela oclusão dos poros por conta do calor, umidade e fricção. Elas aparecem principalmente aonde os coletes e capacetes abafam a ventilação de ar no corpo. A melhor maneira de tratar é procurar um dermatologista, mas um sabonete antisséptico pode ajudar no início dos sintomas.

Os atletas que praticam exercícios ao ar livre estão continuamente expostos à luz ultravioleta, quer seja no sol ou até mesmo na neve, aumentando o risco de câncer de pele. A recomendação pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é o uso de filtro solar com fator de proteção acima de 30 e lembrar-se de reaplicar porque o excesso de suor acaba diminuindo a eficácia. Estes atletas devem realizar a avaliação anual de suas pintas com um dermatologista.

Confira essas dicas:

  • Reaplique o filtro solar durante a atividade física ao ar livre.
  • Não utilize maquiagem ou perfumes antes da atividade física.
  • Após a atividade física opte por banhos com temperaturas mais frias e aplique um bom hidratante para reestabelecer a hidratação da sua pele.
  • Num dia de sol forte, opte pele esteira da academia e espere a temperatura baixar para correr ao ar livre.
  • Coloque roupas confortáveis de tecido próprio para evitar aprisionar o calor e a umidade próximos à pele.
  • Uso de loções secativas ou talco em áreas úmidas antes do exercício físico podem ajudar.
  • Tomar um banho antes da atividade física pode ajudar a diminuir a piora infecções na sua pele.

Para conhecer os benefícios que a prática de exercícios traz para a pele, veja o post da última semana do blog.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!