Você sabe a diferença entre adstringente e tônico?

25/01/2017
Você sabe a diferença entre adstringente e tônico?

Tônico e adstringente são velhos conhecidos sugeridos para o uso na pele após a limpeza com o sabonete. Ambos ajudam na remoção de resíduos que persistem após uma limpeza usual por conta dos cosméticos ou pela poluição. Mas, será que os dois são a mesma coisa? A Dra. Gabriella explica as principais diferenças entre esses produtos:

O que são? Adstringente é uma substância química que promove retração dos poros da pele. Ele auxilia na remoção do excesso de oleosidade e permite que a pele fique mais limpa e suave ao toque. Já o tônico é uma substância química que ajuda a equilibrar o pH da nossa pele com o objetivo de acalmá-la. Isto é importante para preservar a integridade da pele e diminuir a chance de bactérias.

Quais as indicações? Pessoas com pele oleosa possuem um pH menos ácido e nem sempre necessitam equilibrar isto. Em contra partida, o uso de substâncias desengordurantes faz-se necessário e por isso os adstringentes são os mais indicados. As peles secas podem possuir um pH mais ácido que o normal (pH normal da pele é 4,6 a 5,8) e isto pode promover descamação e sensações de coceira e pinicação. Portanto, o uso de tônicos na pele seca PE sugerido para acalmá-la.

Ingredientes? A erva mate e o hamamélis são adstringentes naturais que podem ser encontrados nos tônicos. Entretanto, o ácido salicílico está presente, em geral, apenas nos adstringentes. Já em tônicos, devido à sua indicação para pele secas e sensíveis, é comum termos loção livre de álcool ou com pouca quantidade deste produto.

Sabendo seu tipo de pele fica mais fácil escolher o produto mais indicado. Mas vale sempre uma consulta com o dermatologista para saber o produto ideal nos cuidados diários.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!