História dos cosméticos - Parte 1: Antes de Cristo

08/02/2017
História dos cosméticos - Parte 1: Antes de Cristo

Civilizações antigas já utilizavam cosméticos há séculos, apesar de este nome não ter sido empregado no passado. O desejo pela beleza era praticado através de rituais religiosos, banhos ou até mesmo pelas diferentes maneiras de se proteger do sol ou classificar o padrão social do cidadão. Enumerei alguns tópicos descritos na história das nossas mais antigas civilizações que demonstram a busca pela juventude duradoura.

10.000 AC

Homens e mulheres do Egito antigo utilizavam óleos perfumados e cremes para limpar e suavizar a pele, e este hábito fazia parte da higiene egípcia. A mirra, o tomilho, a manjerona, a camomila, a lavanda, o lírio, a hortelã-pimenta, o alecrim, o cedro, a rosa, o aloe, o azeite, o óleo de sésamo e o óleo de amêndoa fornecem os ingredientes básicos para maioria dos perfumes que os egípcios usam em rituais religiosos.

4000 AC

As mulheres egípcias aplicavam mácaras galenas (feita de cobre e minério de chumbo) e malaquita (pasta verde-clara de minerais de cobre) na face para atingir mais cor e definição. Elas empregavam uma combinação de amêndoas queimadas, cobre oxidado, minérios de cobre de diferentes cores, chumbo, cinzas e ocre - juntos chamados kohl - para adornar os olhos em forma de amêndoa. As mulheres carregam cosméticos para festas em caixas de maquiagem e os mantém sob suas cadeiras.

3000 AC

O povo chinês começou a pintar as unhas com goma arábica, gelatina, cera de abelhas e ovo. As cores usadas representavam a classe social: os royals da dinastia de Chou usavam o ouro e a prata, membros logo abaixo destes utilizavam cores preta ou o vermelho. As classes mais baixas são proibidas de usar cores brilhantes em suas unhas.
Mulheres gregas pintavam seus rostos com chumbo branco e aplicavam amoras esmagadas como rouge. A aplicação de sobrancelhas falsas, muitas vezes feitas de pelos de bois, também era na moda.

1500 AC

Chineses e japoneses costumavam usar pó de arroz para deixar seus rostos brancos. As sobrancelhas eram raspadas, dentes pintados de ouro ou preto e tinturas em henna eram aplicadas sobre os cabelos e rostos.

1000 AC

Gregos clareavam sua pele com pó de giz e aplicavam batom bruto de argilas ocre atado com ferro vermelho.

Fonte: http://www.cosmeticsinfo.org/Ancient-history-cosmetics

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!