Nanotecnologia na fotoproteção

22/03/2017
Nanotecnologia na fotoproteção

O futuro da medicina e da dermatologia está na prevenção precoce de doenças. O câncer de pele é epidêmico na medicina e a fotoproteção é o elemento chave para a sua prevenção. Diversos métodos estão disponíveis para fotoproteção, incluindo permanecer em lugares cobertos, procurar áreas de sombra, usar roupas e óculos de proteção e o uso dos filtros solares. Porém existem filtros solares que são específicos para um espectro restrito do ultravioleta, podem ser facilmente degradados a luz ultravioleta e suas fórmulas são desagradáveis (cosmeticamente inaceitáveis pelo paciente ou então não podem ser misturadas com outros materiais, como o uso de repelentes para insetos). O avanço na nanotecnologia amplia a eficácia do produto e a aceitação do mesmo por parte dos médicos e dos pacientes na escolha de um filtro solar mais adequado.

Um filtro solar contendo nano partículas apresenta maior poder de fotoproteção que os demais filtros com o mesmo Fator de Proteção Solar, mas que não apresentam este avanço tecnológico. Seus componentes costumam ser biocompatíveis e, portanto, seguros para uso diário. Apresentam maior estabilidade, conseguindo durar por mais tempo na pele.

Apesar de poucos saberem que os filtros solares podem se tornar fotoinstáveis e fotodegradados quando expostos ao Ultravioleta, os filtros com nano partículas sofrem menos com a instabilidade e a degradação que os demais. Além disso, podem ser formulados com ácidos e repelentes. Da mesma forma, apresentam textura e cor cosmeticamente mais aceitas que a maioria dos outros.

Um fator de interesse é que estes filtros estão sendo incorporados na indústria têxtil para produção de roupas de proteção solar e, até mesmo, para roupas de proteção contra a radiação de alta energia, como o raio-X. Provavelmente será uma nova opção para trabalhadores de radiação ou para proteção de áreas do corpo de pacientes que estão em tratamento com radiação.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!