Sinais de alerta da pele predizem doenças do corpo

05/04/2017
Sinais de alerta da pele predizem doenças do corpo - Dra. Gabriella Albuquerque - Dermatologista Rio de Janeiro

A pele pode nos mostrar seus avisos. A exposição contínua à poluição, ao calor, medicações, química e sujeira podem desenvolver reações cutâneas silenciosas na nossa pele. Muitas vezes, estas imperfeições podem passar despercebidas. Entretanto, algumas delas podem ser mais do que um simples problema e indicarem doença sistêmica ativa.

“Qualquer alteração observada na sua pele justifica a procura por um dermatologista” salienta a dermatologista Gabriella Albuquerque, membro efetivo da SBD e dermatologista do Hospital dos Bombeiros do Rio de Janeiro. “Muitas condições dermatológicas sinalizam doenças sistêmicas e servem como um marcador precoce da doença e nos direcionam para iniciar o tratamento numa fase mais branda da doença”.

Os xantomas são pequenas saliências de cor amarelo rosada presente abaixo dos olhos e em alguns outros locais do corpo, como tronco e palmas e plantas. Muitas vezes, estas manifestações são decorrentes do excesso de colesterol e pode ser um dos indicativos do início de medicações para o controle deste vilão. “A herança familiar pode causar xantomas nas pálpebras, mas quando nos outros locais do corpo, ele geralmente se associa a dislipidemia e devemos nos atentar a doenças cardiovasculares que estão associadas a isto”, afirma a doutora.

A acantose nigricante é um outro problema. Sua pele fica com um aspecto aveludado e com a coloração mais escura. Mais comum em nuca e axilas, também pode ser observada em outras regiões de prega. A procura por um dermatologista pode ser útil para auxiliar no diagnóstico e tratamento adequado e na investigação de uma doença comumente associada a esta patologia, o Diabetes Mellitus. “Tanto pacientes com sobrepeso como portadores de Diabetes Mellitus podem manifestar estas lesões até mesmo na adolescência, o diagnóstico precoce irá fazer muita diferença na vida deste paciente”.

Algumas crianças manifestam manchas de cor café com leite na infância. Mas a análise do tamanho e do número de lesões até os 5 anos de idade pode falar a favor de neurofibromatose tipo 1. “Quando a criança menor de 5 anos de idade que apresenta mais de 6 manchas acastanhadas no corpo maiores que 0,5cm de comprimento devemos solicitar uma avaliação neurológica após nosso exame dermatológico”.

Os nevos são sinais pigmentados na pele que surgem na maioria das vezes antes dos 30 anos de idade. “Entretanto, quando estes sinais surgem após esta idade ou apresentam alterações, como crescimento, mudança de cor ou contorno ou sangramentos, procure um dermatologista. Isto pode ser um melanoma”, relata a doutora. Este câncer de pele é muito agressivo e pode se disseminar para outras partes do corpo se não for diagnosticado precocemente.

A pele saudável é um importante acessório na sua aparência, mas podem apresentar sinais da saúde do corpo também. Existem outras doenças que se manifestam através dos sinais, por isso a ida a um dermatologista é essencial para predizer se suas características são seguras para sua saúde.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!