Você já pensou em tomar ácido hialurônico?

19/04/2017
Você já pensou em tomar ácido hialurônico?

Já falamos aqui sobre o uso oral de colágeno hidrolisado e seus benefícios na pele, mas o ácido hialurônico como suplemento alimentar tem sido uma novidade nos principais congressos. Assim como o colágeno, durante o processo do envelhecimento nós temos menor produção e maior degradação de ácido hialuronico, portanto, a suplementação se faz necessária.

As rugas e o ressecamento na pele são decorrentes de perda da matriz extracelular. Ela é composta principalmente por colágeno, fibras elásticas e glicosaminoglicanos. O ácido hialuronico é o principal representante deste último grupo. As células que residem na matriz extracelular, como os fibroblastos e as células do músculo liso, são responsáveis em manter a integridade desta matriz.

Existem diversos trabalhos comparativos com grupo placebo em que se comprovou a melhora na textura da pele através da avaliação por parte dos próprios pacientes ou por dermatologistas em estudos duplo-cego. Porém, trabalhos com medidores de elasticidade (cutometro), hidratação (corneometro) e perda transepidérmica (Tewametro) ainda são necessários para comprovação da eficácia.

Com relação à absorção intestinal, um trabalho em japonês feito por Sato, em 2005, realizou teste com radioisótopo marcado em ratos e constatou a absorção e utilização de 90% do ácido hialurônico consumido. Ainda não se concluiu se os melhores resultados serão com ácido hialurônico de baixo ou de alto peso molecular.

Buscando entender a fisiopatologia do aumento de ácido hialurônico na derme, eu acredito que o aumento da oferta fará melhora na flacidez e hidratação na pele, porém, mais estudos ainda são necessários para comprovar a eficácia na suplementação oral.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!