Manipulação de medicamentos

06/09/2017
Manipulação de medicamentos

Recentemente tive a honra em palestrar pelo 3o ano consecutivo no curso Arte de Formular, organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, regional RJ. Minha experiência com fórmulas iniciou-se ainda no período de residência médica. Como isto tem mais de 15 anos, naquela época acreditávamos que sairia mais barato a prescrição de produtos manipulados com relação aos industrializados. Entretanto, com os avanços nas farmácias de manipulação e chegada constantes de ativos novos e de última geração, não existe mais tanta diferença de preços. Enganam-se quando pensam que por conta disso, não existe mais a necessidade de manipular. A personalização da receita através de ativos únicos vai de encontro ao que eu acredito como diferencial de um médico.

Na minha opinião, esta personalização consiste em associar ativos específicos para cada tipo de pele e de acordo com as características individuais de cada um, como por exemplo, sua pele sensível ou sua excessiva exposição ao sol. Ao contrário do que muita gente acredita a manipulação de medicamentos não pressupõe somente compostos naturais. Eles podem ter a mesma substância ativa dos industrializados, mas feitos sob medida. Além do componente, é possível também escolher a via de administração do medicamento que mais se adapte às necessidades do paciente e ​seu exato uso. Isso é interessante, por exemplo, em ​casos que podem necessitar de doses abaixo do que é vendido em fórmulas industrializadas. Por maior que seja a indústria farmacêutica, e elas têm seu momento e função, ​sempre haverá espaço para uma fórmula manipulada em meu receituário.

Aqui escrevo algumas fórmulas consagradas que se tornaram queridinhos de muitas dermatologistas:

Loção Beatriz - a presença de ácido salicílico, mentol e resorcina ajudam muito no controle da oleosidade e na remoção de cravos naquelas adolescentes com pele oleosa. Considero uma formula SOS​. Se sua pele estiver muito​ oleosa, utilize-a. Mas caso esteja seca, deixe-a de lado. Pode ser aplicada em todo o rosto ou apenas na zona T (que seria nariz, testa e queixo, em geral são as regiões com mais produção de oleosidade)

Fórmula do Pincel - a presença de enxofre nesta fórmula é muito útil para remoção de cravos nas costas. Ela ajuda ainda na esfoliação por conta do ácido salicílico. Pode ser aplicada até 2 vezes ao dia. Mas lembre-se: agite bem antes de usar para que o produto se torne bem homogêneo durante seu uso. Do contrário, haverá uma grande quantidade de ácido salicílico ao final do pote e teremos muita descamação quando a quantidade está chegando ao fim.

Shampoo com licor carbonis detergents - é um derivado do alcatrão de grande valia na psoríase de couro cabeludo. Infelizmente o alcatrão acabou sendo descontinuado na indústria porque se acreditava ser carcinogênico. Entretanto, costumo utilizar o derivado dele, sendo assim, com muito menor risco. Utilizo por um período de 4 meses. Além disso, seu uso no shampoo está bem seguro, até porque ele será enxaguado logo em seguida.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!