Automedicação é risco para a saúde

04/10/2017
Automedicação é risco para a saúde

Você com certeza já ouviu alguém dizendo: “usa a pomada tal que é ótima! Não faz mal, é só uma creme, qualquer coisa é só parar”. O que na verdade muitas pessoas não sabem é que as pomadas, cremes, loções são medicações e quando utilizadas de maneira incorreta podem provocar efeitos colaterais irreversíveis à pele, como vermelhidões, manchas escuras, marcas e cicatrizes.
Além desses danos, o que também pode ocorrer é a alteração das características da doença após o uso indevido de medicações, dificultando o diagnóstico futuro do profissional. Outra consideração importante é usar o medicamento seguindo exatamente as instruções do seu médico, prestando atenção no número de aplicações diárias e o tempo da utilização. Os medicamentos têm uma forma correta de uso e não adianta exagerar na aplicação na tentativa de melhorar mais rápido. O não cumprimento dessas recomendações podem agravar a doença e inclusive diminuir o efeito do medicamento.
Por fim, procure por um profissional de confiança e certifique-se sempre de ter entendido a receita passada, e tire todas as dúvidas antes de sair da consulta. Sua saúde depende de você.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!