Cuidados com cabelos cacheados

15/11/2017
Cuidados com cabelos cacheados

Quem tem cabelo cacheado sabe o quanto é difícil cuidar das madeixas. Nesse tipo de cabelo geralmente são usados os shampoos sem sulfato, que se dividem em dois tipos, o “No Poo” e o “Low Poo”. A nomenclatura “Poo” provém de “shampoo”, “No” quer dizer “não” e “Low” quer dizer “pouco”. Traduzindo, o significado seria algo como “sem xampu” e “pouco xampu”.

Esse shampoo tem menor potencial de limpeza mas faz menos frizz no cabelo, sendo aceito principalmente pelas mulheres de cabelos cacheados, ao contrário dos shampoos convencionais que retiram toda a sujeira provocando fios arrepiados. Se você escolher aderir ao No Poo, não usará xampu puro na lavagem (já o Low Poo usa).Como assim, nunca mais lavar a cabeça? Não, pelo contrário, buscar a conservação da leveza dos fios.

A técnica Co-wash, ao invés de xampu, nas lavagens se utiliza de um condicionador de composição leve com uma pequena proporção de xampu ou do anfótero (um surfactante) para limpar e fazer espuma. O nome desse processo é Co-wash, do inglês conditioner washing ou “lavagem condicionante”, que limpa e hidrata ao mesmo tempo. O grande problema destes métodos é a diminuição do processo de limpeza dos cabelos, pois a falta dela promove uma série de doenças, como dermatoses e foliculites, que causam coceiras, infecções e escamações.

Portanto, é importante ensinar as pessoas de cabelo cacheados que o uso de shampoos contendo sulfato ou éter (que significam a mesma coisa) fazem parte da limpeza e devem ser acrescentados uma a duas vezes por semana. Além disso, massagear todo o couro cabeludo com a pontas dos dedos e um pouco de shampoo é muito importante durante a lavagem.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!