Xantelasma – saiba quais são as causas e o melhor tratamento

22/11/2017
Xantelasma – saiba quais são as causas e o melhor tratamento

Você sabia que xantelasma é o nome que se dá às placas amareladas na região das pálpebras? Essas placas são, na verdade, gorduras e colesterol depositados sob a pele.

Xantelasma é o nome do pequeno depósito de gordura da pele nas palpebras, mas placas amareladas decorrentes do mesmo processo podem ser encontradas em outros locais, como punhos, costas e outras áreas de dobras. Nestes locais elas são conhecidas como xantomas. Apesar dos xantelasmas não estarem relacionados as alterações de colesterol, os demais xantomas geralmente se associam a níveis elevados de colesterol no sangue. Por isso devemos ficar alertas.

Na tentativa de eliminar o excesso de gordura, os macrófagos englobam a gordura que é depositada nos tecidos. No entanto, eles não conseguem desmanchar a gordura, que acaba se depositando na pele e dando origem aos xantomas.

A procura pelo dermatologista para a definição diagnóstica e tratamento precoces são os principais fatores de prevenção. O tratamento do xantelasma pode ser feito através da destruição por cauterização quimica, eletrocauterização ou retirada cirúrgica das placas. A aplicação de laser de erbium tem sido uma excelente opção, com melhor remoção e boa cicatrização. A escolha do melhor tratamento deve ser feita com o dermatologista.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!