MITOS SOBRE CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO

10/01/2018
MITOS SOBRE CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO

A estação mais quente do ano chegou e com ele o fortíssimo sol de janeiro e fevereiro. Por conta disso, é sempre bom relembrar alguns cuidados básicos que precisamos ter nessa época do ano. Isso porque muita gente se descuida e acredita em alguns mitos. No artigo hoje comentarei sobre alguns:

Sol seca as espinhas

Na verdade, o sol cria um efeito contrário, uma vez que o calor e a exposição direta causam um processo de falsa melhora por conta do bronzeado. Em geral, o aumento da produção de óleo provocado pelo calor promove piora do quadro após alguns dias.

Guarda-Sol oferece proteção contra raios UV

Uma coisa bem corriqueira é chegar à praia e perceber que esqueceu o protetor. Mas a pessoa acredita que com o guarda-sol o corpo estará blindado e protegido contra os raios solares, certo? Não. Ir à praia é como entrar em uma cama de bronzeamento. A radiação não vem apenas do sol, mas também por reflexo desta sobre a areia e sobre a água do mar. Portanto, tanto o filtro solar quanto a barraca são importantes.

Se esquecer de passar filtro no rosto é só usar chapéu

Chapéu ou boné não substituem de maneira alguma o filtro solar. Eles funcionam de forma associada ao filtro solar, e nunca como esquema único de prevenção.

Auto-bronzeador substitui o protetor

A função do auto bronzeador é, como o próprio nome diz, dar um aspecto bronzeado sem a necessidade de se expor tanto ao sol. Eles não possuem o objetivo de proteger a pele da radiação.

É bom deixar para passar o protetor apenas quando estiver na praia

O protetor deve ser aplicado 30 minutos antes de sair de casa, reaplicando a cada duas horas ou sempre que houver necessidade (após banho de mar/piscina ou suor excessivo). Isso porque o protetor necessita de um tempo para ser absorvido, se você passar quando estiver sob sol estará desprotegida por um bom tempo.


No verão é bom usar mais condicionador

É claro que é necessário ficar mais atenta às hidratações no verão, mas isso não significa gastar mais condicionador. Não exagere na quantidade, siga as instruções do rótulo e aplique diretamente nos fios, nunca no couro cabeludo.

Passar coca-cola e óleo de cozinha ajuda a bronzear

A única coisa que eles podem te ajudar é a ter manchas. A Coca-Cola e o óleo podem “fritar” sua pele no sol e causar queimaduras. Evite este exagero.

Voltar para Blog