O QUE É HANSENÍASE?

24/01/2018
O QUE É HANSENÍASE?

No próximo domingo, dia 28 de janeiro, será realizado o dia mundial de combate à hanseníase. Por conta disso, decidi tirar algumas duvidas que normalmente surgem sobre o tema. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil só perde para a índia, sendo o país com mais casos no mundo. No último dado divulgado, foram notificados 28 mil casos, o que mostra que a transmissão da doença continua acontecendo e a conscientização permanece de extrema importância.

O que é Hanseníase?

É uma doença dermato-neurológica, que se manifesta pela pele em forma de manchas. Essas manchas têm extrema sensibilidade e se alteram ao longo do tempo. A parte neurológica tem ligação com os nervos periféricos, responsáveis pelos movimentos. Por isso, a hanseníase é a única doença dermatológica que afeta diretamente a sensibilidade da pele podendo levar a sérias incapacidades físicas.

E quais os principais sinais e sintomas?

Manchas na pele com alteração da sensibilidade térmica ou dolorosa; comprometimento neural periférico em mãos, pés ou face. Os principais sintomas são sensibilidade de determinadas partes do corpo, principalmente costas, braços, pernas e rosto, geralmente acompanhadas por manchas esbranquiçadas. É importante ressaltar que nem sempre a mancha vai estar totalmente dormente.

Forma de contaminação

Se dá pelo contato com o bacilo de Hansen, causador da doença. É uma bactéria que está presente em secreções nasais e gotículas de tosse e no espirro de pessoas com hanseníase. Um detalhe importante é que a contaminação ocorre com a convivência prolongada com a pessoa infectada. Somente tocar a pele não transmite a doença.

Tratamentos

É uma doença curável, o tratamento é feito com uma associação de medicamentos antibióticos para combater o agente causador. O período de recuperação é de no mínimo seis meses, sempre com acompanhamento de um médico especialista.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!