Efeitos da poluição na pele

28/03/2018
Efeitos da poluição na pele

Você sabia que a pele exposta à poluição ambiental pode envelhecer mais rápido? A primeira indicação de que as partículas poluentes são capazes de impactar negativamente na pele foi feita em 2010, no qual se demonstrou que a exposição crônica das micropartículas ordenadas dos veículos de automóveis está significativamente associada ao envelhecimento da pele. Óbvio que indivíduos com doenças dermatológicas pré-existentes sofrem mais com isto, como dermatite atópica. A avaliação in vitro das células da pele expostas ao cano de descarga dos automóveis demonstrou induzir uma expressão transcripcional de genes envolvidos na formação de rugas e manchas na pele e na produção aumentada de espécies reativas de oxigênio.

Como combater este problema?

A exposição ao ozônio resulta em estresse oxidativo, incluindo a perda de vitaminas C e E. A reposição de cosmecêuticos contendo estes ativos pode favorecer a melhora das rugas e manchas, já que atuam como agentes antioxidantes. Outra boa solução é o uso oral diário de nutracêuticos ricos em Picnogenol, Luteina e Glycoxil, que favorecem a melhora da textura por atuarem contra o NFKappaβ (inibe os marcadores proteicos da inflamação cutânea),os radicais livres e por possuírem atividades antiglicantes.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!