Novidades do 16° Congresso de estética e medicina anti-idade, realizado em Mônaco

12/04/2018
Novidades do 16° Congresso de estética e medicina anti-idade, realizado em Mônaco

Muito feliz e realizada com a participação no 16° Congresso de estética e medicina anti-idade, realizado em Mônaco. O Evento é voltado para apresentação de novidades no mercado dermatológico. Venho com muitas ideias novas e aplicações para a clínica. No artigo compartilho algumas de minhas anotações durante o evento.

- A glicação é uma forte contribuinte do envelhecimento, já que é uma reação na qual carboidratos, como glicose ou lipídeos ligam-se permanentemente a proteínas. Desse modo, essas proteínas sofrem modificações e impedem que as células desempenhem seus papéis, prejudicando a produção de colágeno, responsável pela estrutura, firmeza e elasticidade da pele. A restrição calórica ajuda no prolongamento de uma vida saudável e diminui os radicais livres, evitando a glicação.

- Outra coisa que me chamou atenção, é uma doença que não é muito falada, mas que atinge de 2% a 7% da população masculina, é a doença de Peyronie. Trata-se de um processo inflamatório no pênis que evolui para fibrose e resulta na perda da potência sexual ao longo dos anos. O homem sente desconforto após a relação sexual e seu pênis fica cada vez mais torto. O tratamento mais moderno é o uso da PRP (Plasma rico em plaquetas- procedimento baseado numa ideia revolucionária: injetar nas lesões dos pacientes uma concentração de células reparadoras do seu próprio sangue.) associado à aplicação de ácido hialurônico para o aumentar a hidratação. Estudos recentes comprovaram que o plasma reconstrói as fibras e também ajuda no tratamento da ejaculação precoce.

- O Nano Fat (aplicação de gordura do próprio paciente) já conhecido por agir na eliminação das linhas finas, rugas e círculos escuros ao redor dos olhos, agora está sendo estudado para uso rejuvenescimento genital. A anatomia da vagina pode atrofiar com o tempo devido à diminuição do estrogênio, causando a síndrome gênito urinária, ardência e coceira. A aplicação do Nano Fat aumenta a vascularização, criando novas fibras de colágeno e regenerando tecidos nervosos.

- Um hábito muito comum e que pode causar prejuízos em longo prazo é o de mascar chiclete. Isso pode causar um desequilíbrio na musculatura da mandíbula e até disfunção da articulação temporo mandibular (ATM). Com isso, além de piora do bruxismo, o paciente pode se queixar de fortes dores no contorno da mandíbula, além de enxaqueca exclusiva ao redor dos olhos, dores de ouvido e dores e retrações dentárias.

- Algumas mulheres após o parto normal (transvaginal) sofrem estiramento e flacidez da musculatura da pelve, provocando perda de tônus e libido. A radiofrequência é um tratamento estético utilizado no combate à flacidez tanto do rosto quanto do corpo, sendo muito eficaz para rugas, linhas de expressão e gordura localizada. Agora é um tratamento recomendando para a melhora da diminuição do estiramento da musculatura no pós-parto. Com isto, a paciente previne a incontinência urinária e perda de libido ao longo dos anos.

- A meftormina é a nova aspirina do século? Ela diminui o metabolismo, altera diversos fenômenos no organismo, promove a diminuição dos radicais livres e estimula a vitamina B3, também conhecida como niacina (Responsável pelo equilíbrio da pele e sistema nervoso). Outros de seus benefícios são o combate ao câncer de próstata e renal. Seu custo é relativamente barato e acessível, será que teremos um boom dessa substância nos próximos anos? Mas atenção é recomendada uma subdose do medicamento.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!