Saiba como fugir da caspa no inverno

31/07/2018
Saiba como fugir da caspa no inverno

Basta o inverno chegar, com o tempo seco e frio que ela volta a incomodar, seja pelos pontinhos brancos que aparecem nas roupas escuras ou pela coceira desagradável na cabeça. Mas, afinal de contas, o que provoca a caspa? A dermatologista Gabriella Albuquerque, da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro explica.

- A dermatite seborreica, também conhecida por muitos como caspa, está intimamente ligada a alta produção de sebo na pele e a proliferação de uma levedura chamada Malassezia. Na criança a dermatite seborreia é limitada até os primeiros meses de vida. Ela costuma retornar com a puberdade e, na fase adulta, aparece de forma mais recorrente. Não há predisposição genética nem transmissão entre pacientes que coabitam o mesmo ambiente – aponta.

Por ser uma doença crônica e sem cura, a caspa pode aparecer durante todo o ano, no entanto, alguns hábitos adotados no inverno contribuem e muito para o seu agravamento. Um dos principais é a opção por banhos com água muito quente, o que ocasiona reação inflamtória no couro cabeludo e maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

- O simples fato de não lavarmos a cabeça todos os dias no inverno promove um aumento na quantidade de escamas e, triglicérides e cera o que torna o ambiente propício para proliferação de fungo – explica a dermatologista.

A dermatite seborreica pode se manifestar na pele do corpo e face como manchas vermelhas e descamativas, que predominam em regiões ricas em glândulas sebáceas, como couro cabeludo, face, orelhas e região pré esternal. As lesões podem causar desconfortos como coceira e ardência. A dermatologia indica como deve ser feito o tratamento em época de crise:

- Banhos diários e uso de alguns hidratantes podem ajudar a diminuir o quadro porque a pele fica extremamente irritada. O uso de shampoos anti-caspa e algumas pomadas anti-fúngicas podem ajudar a diminuir a doença. Mas a procura por um dermatologista é essencial – afirma.

Alivie a caspa durante o inverno com três dicas básicas:

1. Lave os cabelos esporadicamente (1-2 x por semana)com xampu anticaspa: isso vai ajudar a remover a sujeira e todos os resíduos que vão se acumulando, além de evitar a oleosidade excessiva;

2. Lave os cabelos com água fria ou, no máximo, morna;

3. Utilize o secador de cabelos em temperatura ambiente e diminua ao máximo a frequência de chapinhas;

4 – Evite shampoos leitosos ou sem sal que costumam aumentar a oleosidade.

5 – Lave os cabelos pela manhã ao inves da noite, para que fique maior parte do tempo para secar.

Voltar para Blog