Saiba como fugir da caspa no inverno

31/07/2018
Saiba como fugir da caspa no inverno

Basta o inverno chegar, com o tempo seco e frio que ela volta a incomodar, seja pelos pontinhos brancos que aparecem nas roupas escuras ou pela coceira desagradável na cabeça. Mas, afinal de contas, o que provoca a caspa? A dermatologista Gabriella Albuquerque, da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro explica.

- A dermatite seborreica, também conhecida por muitos como caspa, está intimamente ligada a alta produção de sebo na pele e a proliferação de uma levedura chamada Malassezia. Na criança a dermatite seborreia é limitada até os primeiros meses de vida. Ela costuma retornar com a puberdade e, na fase adulta, aparece de forma mais recorrente. Não há predisposição genética nem transmissão entre pacientes que coabitam o mesmo ambiente – aponta.

Por ser uma doença crônica e sem cura, a caspa pode aparecer durante todo o ano, no entanto, alguns hábitos adotados no inverno contribuem e muito para o seu agravamento. Um dos principais é a opção por banhos com água muito quente, o que ocasiona reação inflamtória no couro cabeludo e maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

- O simples fato de não lavarmos a cabeça todos os dias no inverno promove um aumento na quantidade de escamas e, triglicérides e cera o que torna o ambiente propício para proliferação de fungo – explica a dermatologista.

A dermatite seborreica pode se manifestar na pele do corpo e face como manchas vermelhas e descamativas, que predominam em regiões ricas em glândulas sebáceas, como couro cabeludo, face, orelhas e região pré esternal. As lesões podem causar desconfortos como coceira e ardência. A dermatologia indica como deve ser feito o tratamento em época de crise:

- Banhos diários e uso de alguns hidratantes podem ajudar a diminuir o quadro porque a pele fica extremamente irritada. O uso de shampoos anti-caspa e algumas pomadas anti-fúngicas podem ajudar a diminuir a doença. Mas a procura por um dermatologista é essencial – afirma.

Alivie a caspa durante o inverno com três dicas básicas:

1. Lave os cabelos esporadicamente (1-2 x por semana)com xampu anticaspa: isso vai ajudar a remover a sujeira e todos os resíduos que vão se acumulando, além de evitar a oleosidade excessiva;

2. Lave os cabelos com água fria ou, no máximo, morna;

3. Utilize o secador de cabelos em temperatura ambiente e diminua ao máximo a frequência de chapinhas;

4 – Evite shampoos leitosos ou sem sal que costumam aumentar a oleosidade.

5 – Lave os cabelos pela manhã ao inves da noite, para que fique maior parte do tempo para secar.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!