BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO: A SAÍDA PARA AS QUARENTONAS

05/09/2018

Todo muito já sabe que a produção de colágeno é o que dá firmeza à pele, certo! Pois bem, com a chegada dos 40 anos, tudo muda! Principalmente, a pele! Nesta idade, a pele necessita não só da ajuda dos cremes e suplementos, como também de outras substâncias. Os bioestimuladores injetáveis de colágeno para o rosto e corpo conhecidos como ácido poli-l-láctico ou hidroxiapatia de cálcio e, mais recentemente, a policaprolactona chegam ao mercado oferecendo bons resultados. Bioetumuladores foi o tema apresentado por mim durante o 9º Derma Rio, promovido pela Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiroque aconteceu, em agosto, no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca.

A verdadeira função do colágeno, proteína que fica armazenada na derme, é para dar sustentação e manter a coesão das fibras. Ao longo da vida o excesso de sol, tabaco, poluição e estresse são fatores que contribuem para a queda da síntese desse composto, que é produzido naturalmente pelo nosso corpo. A produção começa a cair a partir dos 35 anos. Uma boa alternativa para estimular as fibras e atenuar a flacidez é a aplicação injetável dos bioestimuladores na pele. Pode ser o ácido poli-l-láctico (conhecido como Sculptra®) que consiste em um pó diluído em água destilada e atua como um bioestimulador e não preenchedor. Outra opção é a hidroxiapatia de cálcio (nome comercial Radiesse®) que oferece uma dupla ação, promovendo um lift imediato e um efeito tardio de estímulo de colágeno provocado pelas moléculas de cálcio e fosfato. Além desses bioestimuladores esta chegando agora no Brasil a Policaprolactona ( Ellanse®) que promove o volume na região e um efeito variável de duração do produto de acordo com os diferentes tempos de bioestimulação. O médico pode escolher junto com a paciente o tempo de duração do tratamento, já que as apresentações variam de sigla e duração como: S- 1 ano de duração, M – 2 anos de duração, L – 3 anos de duração e G – 4 anos de duração.

Ambos são substâncias injetáveis, geralmente, em pequenas quantidades, com uma agulha muito fina ou microcanula e permitem um aumento no seu estoque de colágeno para ajudar aparência mais jovem durante o processo de envelhecimento. Não apenas permite uma melhora no contorno, como favorece alívio das pequenas rugas e melhora do viço por conta do espessamento da derme, uma das camadas da pele. informa dra. Gabriella.

Voltar para Blog