O JEITINHO BRASILEIRO DE ALCANÇAR A PELE DA MULHER COREANA

12/09/2018

A pele da coreana é a mais invejada do mundo. Qual o mistério? Uma pele limpa, uniforme, sem poros dilatados, iluminada e hidratada. Como conquistar essa pele? Estou tentando desvendar o mistério. O fenômeno chamado K-Beauty se proliferou pelas redes sociais principalmente porque as coreanas são donas de uma pele mundialmente admirada e desejada, sendo referência em matéria de valores estéticos relacionados ao autocuidado e disciplina. Mas, adaptando esta realidade às brasileiras, o que podemos tirar de conclusões para as práticas de beleza e cuidados com a pele?
A rotina diária da coreana inclui dez etapas diferentes de cuidados que devem ser realizadas duas vezes ao dia – todos os dias – , ao se levantar e antes de dormir. O processo envolve uma limpeza profunda, esfoliação, uso de tônico faciais, essências, vitaminas, máscara facial, creme para os olhos, sérum e hidratante. Para as mulheres brasileiras que não conseguem seguir a risca os 10 passos, sugiro em primeiro lugar conhecer a ação de cada produto antes de iniciar o processo, saber qual o seu tipo de pele. Por exemplo, pele sensível não deve usar essências. Vamos às dicas de como limpar bem a sua pele ao modo brasileiro, similar ao modelo coreano!

Procedimento diário

Limpeza – a escolha por sabonetes contendo ácido glicólico para uso noturno é uma grande opção. Este ativo permite a desobstrução dos poros e aumenta a penetração dos cremes anti idade que são aplicados logo em seguida. Para peles acneicas, o uso do enxofre com acido salicílico em baixas concentrações possibilita a diminuição da oleosiade e dos cravos. Para peles mistas, o uso de gingkobiloba permite melhor ação descongestionante, podendo ser associada a camomila que contém ação anti-inflamatórias. Nas peles secas, o uso de sabonetes enriquecidos com alantoína ou ceramidas são os meus preferidos. Ela deve ser feita com o rosto umedecido e pode ser seguida pelo uso de um demaquilante ou adstringente.

Esfoliação – etapa que pode ser feita logo após a limpeza ou em susbstituição a ela própria. Os esfoliantes podem atuar de forma mecânica e para isto devem conter veículos granulados na sua formulação que ajudam na remoção das impurezas depositadas na pele. Alguns esfoliantes atuam como adstringentes e possuem alta concentração de ácido salicílico, o que pode ressecar com facilidade a pele, sendo recomendado apenas 2 x na semana, relata a Dra. A presença de alguns óleos, como o de gergelim, podem ajudar a diminuir o atrito, além de amenizar a irritação do produto.

Tonico - As loções tônicas são utilizadas com ativos para formar um solução adstringente para tratamento de acne e contra a oleosidade da pele. Evite o uso de loções tônicas hidro alcoólicas caso tenha pele sensível.

Essência – o uso de essência ou óleo não hidrata a pele, apenas lubrifica, mas podem ajudar a eliminar aquele restinho de maquiagem que não saiu com a limpeza. Não recomendo o uso para as mulheres de pele sensível porque a fragrância pode promover alergias, refere a Dra Gabriella. O óleo de maleleuca, também conhecido como tea tree oil, possui ação antiséptica. Óleo de borrage funciona como regenerador tecidual. Óleo de linhaça ajuda a repor os ácidos graxos essenciais de pele danificada.

Vitaminas – as vitaminas são essencias ao organismo, mas com relação à pele, as mais importantes são a A, C e E. A vitamina A é encontrada nos produtos como retinol ou estere de retinila e tem ótimo papel na estimulação de colágeno na pele. A vitamina C possui maior efeito quando aplicada na pele do que ao ser ingerida. Ela melhora o brilho por ajudar na renovação celular e previne o envelhecimento. Muitas vezes, o uso de vitamina E acompanha a vitamina C e potencializa a prevenção do envelhecimento por estabilizar as membranas das células. A maioria das vitaminas C e E, indicadas para uso diurno, encontram-se em veículo serum. Já a vitamina A, por conta da sensibilidade a luz do dia, é preconizada para uso noturno e normalmente manipulada em cremes.

Máscara facial – Inicialmente criadas para tratar as peles acneicas, as máscaras faciais podem ser feitas numa etapa separada de cuidados da pele. Os cremes ou pomadas devem ser aplicados na face e deixados por 15 a 30 minutos antes do enxague. Para as peles oleosas, as máscaras de argila verde permitem a absorção da oleosidade. As máscaras de extrato de caviar e ácido hialurôncio permitem uma sobrecarga de ativos hidratantes que restauram o brilho e amenizam o aspeto cansado. Máscaras com ativos botânicos contendo camomila e centelha asiática possuem ação calmante e são indicadas no pós procedimento ou para peles sensíveis.

Hidratação – os hidratantes são classificados de acordo com o mecanismo de ação dos seus componentes. Dessa maneira, podem ser oclusivos, umectantes e emolientes. Na maioria das vezes, os hidratantes possume componentes de cada uma dessas classes. Os oclusivos impedem a perda de água através da pele e, apesar de gordurosos, podem ter um perfil oil-free (sem óleo). O maior representante deste grupo é o petrolatum. Outra substância muito encontrada nos hidratantes é a ureia, ela possui ação umectante por atrair a água para pele, mantendo-a mais tempo umedecida. Os emolientes, como alguns óleos e lipídeos, possuem mecanismos especiais e aumentam a junção entre as células da pele, com isso, aumenta as ações oclusivas e umectantes do produto.

Filtro solar – usar diariamente, aplicando em todo o rosto pela manhã e reaplicando ao menos a cada 4 horas.

Passo a passo do jeitinho brasileiro

1) Limpeza com sabão ou esfoliante

Higiene básica diária duas vezes ao dia. O uso de esfoliante pode ser feito 2 x /semana, no lugar do sabão.

2) Uso de um tônico ou essência ou demaquilante

Auxilia a remoção da maquiagem e deve ser feita após a higiene primária.

3) Uso de vitaminas

Uso pela manhã antes do filtro solar.

4) Uso do hidratante

Indicado geralmente para a noite, hora de contato mais prolongado do produto com a pele.

5) Filtro solar

Uso diário às 7, 11 e 15 horas.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!