NOVO RUMO PARA O TRATAMENTO DA DERMATITE ATÓPICA

10/01/2019

Dermatite atópica é uma doença de pele extremamente comum em nosso país, acometendo 25% das crianças e 7% da população adulta. Não tem cura e pode ser transmitida de pai para filho, entretanto, não é contagiosa. A principal característica da doença é a incapacidade da pele em se manter hidratada por alterações nos fatores de hidratação natural. A consequência disto é uma pele com tendência a coceiras e maior chance de infecção aos microrganismos e maior predisposição a alergias.

Durante muitos anos, o tratamento da dermatite atópica consistia na melhora da hidratação da pele, afastamento do paciente de áreas com muita poeira e o uso de corticosteroides e imunomoduladores de calcineurina nas áreas atingidas. Como os tratamentos oferecidos para casos mais graves eram repletos de efeitos colaterais, a doença infernizava a vida dos pacientes. Com a qualidade de vida abalada, o apoio psicológico se tornava uma necessidade para controle dos sintomas.

Felizmente, assim como na psoríase, a dermatite atópica está vivendo uma nova era de muitas expectativas terapêuticas. Em 2018, a Anvisa aprovou o uso do Dupulimumabe (Dupixent®). Trata-se de um anticorpo monoclonal humano que inibe a subunidade de receptor de interleucina (IL) 4. Com isto, haverá bloqueio na sinalização das IL 4 e 13, as principais atuantes no processo inflamatório de perpetuação da dermatite atópica. A aplicação deste fármaco é por injeções subcutâneas, sendo a primeira feita com duas injeções no mesmo dia de 300 mg e as subsequentes serão de uma injeção a cada 15 dias. Alguns efeitos colaterais relatados são conjuntivite, faringite e infecções no trato respiratório superior.

Com o intenso estudo dos mecanismos biológicos desta doença, parece que novas medicações estão a surgir, como os inibidores de IL 31 e os inibidores de JAC (Janus Associated Kinase). Um outro produto que está em fase de aprovação pela Anvisa é o Crisaborole (Eucrisia®). É um inibidor da fosfodiesterase 4, que, esperançosamente, impede o agravamento da dermatite de forma precoce, impedindo a rápida progressão da coceira, e de forma prolongada, impedindo as recidivas. O benefício é adquirido com aplicações da pomada sobre a pele afetada 2 x por dia e os resultados são uma melhora de 75% das lesões em menos de 28 dias. Como este produto pode ser utilizado em crianças acima de 2 anos de vida e destina-se para casos leves a moderados, uma grande parte dos pacientes irá se beneficiar com este novo medicamento. Na torcida para que este medicamento chegue logo!!!

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!