CUIDADOS COM A PELE DOS AFETADOS PELAS CHUVAS

09/04/2019

Está aberta a temporada de chuvas no Rio de Janeiro. Saiba como prevenir doenças de pele e outras armadilhas que podem estragar seu dia a dia.

Micoses (frieiras) – Após as enchentes e alagamentos é muito comum a pele entre os dedos do pé ficar seca, avermelhada, descamando ou pode coçar ou arder. Um terreno fértil para a proliferação dos fungos. O tratamento é demorado, com a aplicação no local de antimicóticos em forma de solução ou spray. Para acalmar a coceira, prepare uma bacia com partes iguais de água morna e vinagre de maçã (que tem propriedades antifúngicas) e mergulhe o pé na solução por 10 minutos.

Bromidrose (Chulé) – o ambiente úmido dos tênis propicia o crescimento de bactérias que geram o mau cheiro. As recomendações são arejar os pés ao máximo, secá-los bem após o banho, lavar o tênis e deixar ventilar em lugares secos e com sol. Uma boa dica é o uso de talco ou desodorantes específicos.

Unha – é muito frequente os pés dos afetados pelas chuvas desenvolverem onicomicoses. Pode haver mudança na coloração e na forma. As unhas devem ser aparadas com tesoura e/ou aparadas com lixas, de preferência de uso pessoal ou descartáveis. O melhor formato é o quadrado. Aplique soluções antifúngicas e evite retirar as cutículas por enquanto. Além de proteger a unha, ela pode facilitar a entrada de fungos e bactérias após este período.

Assadura – Quando a pele raspa contra a própria pele ou contra a roupa e, por conta do excesso de umidade, pode ser que surja uma inflamação cutânea avermelhada, que pode descamar, sangrar e arder. Os pontos mais vulneráveis são as axilas, parte interna das coxas, área do sutiã (mulheres) e mamilos (homens). Recomendo o uso de roupas que absorvam a umidade, sem costura nem etiquetas e que fiquem certinhas no corpo: uma camiseta muito larga tem material em excesso, capaz de irritar a pele; um sutiã esportivo apertado demais pode causar ferimentos. Antes de correr, aplique vaselina, pomadas ou curativos adesivos para proteger os mamilos. E passe um hidratante após o banho. A pele seca tende a sofrer mais assaduras. Para tratar as assaduras, lave a área com sabão e água, aplique pomada bactericida e cubra com um curativo. Se estiver em dúvida, procure um dermatologista. É muito comum confundir micoses com assaduras.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!