FIM DO VERÃO: ATENÇÃO DOBRADA AOS EFEITOS DA LUZ AZUL NA PELE E OLHOS

30/04/2019

Vivemos conectados o tempo todo e, sem perceber, o uso em excesso de smartfones, tablets e computadores nos bombardeiam não só com mensagens, mas também com muita luz visível, que é conhecida como luz azul. Estudos mostram que a luz azul pode emitir radiação infravermelha e, portanto, pode ter efeitos prejudiciais na pele, incluindo o envelhecimento precoce, por conta da liberação dos radicais livres que danificam as células.

A razão pela qual danifica a sua pele é porque a radiação da luz azul penetra até a terceira camada da pele. Estes dispositivos eletrônicos utilizam sistemas de retroiluminação (LED). Os LEDs emitem uma luz azul com comprimento de onda entre 381 a 500nm, espectro que estimula a produção de radicais livres. Os radicais livres aceleram o envelhecimento da pele e da vista por diminuírem vários mecanismos antioxidantes.

Portanto, um estudo publicado no Journal Of Biological concluiu que a luz visível pode causar disfunção celular através da ação de espécies reativas de oxigênio no DNA e que isso pode contribuir para o envelhecimento celular e patologias relacionadas à idade. A radiação azul é uma faixa do espectro eletromagnético de alta energia que indiretamente causa danos na pele como o aparecimento precoce de rugas, manchas e afinamento, mas felizmente não promove o risco de câncer de pele por ser uma radiação não ionizante.

Com relação aos olhos, a luz azul aumenta o risco de doença macular degenerativa, que pode evoluir para perda da visão central de forma lenta e progressiva. De acordo com estudos recentes, os protetores solares atualmente no mercado, realmente, não protegem você da luz azul. Então, qual é a solução? Elaborei algumas dicas de como diminuir o excesso da exposição à luz visível para você.

1) A maioria dos filtros solares não protege contra luz azul. Para isto, devemos procurar o filtro solar com cor por conter o óxido de ferro. Verifique se a concentração dele está acima de 3%. Na falta de um filtro com cor, uma boa base serve.

2) O uso de filtro com proteção contra luz azul pode ser colocado no seu celular – infelizmente eles são encontrados no exterior através das telas de proteção. Busque na Amazon – Iphone blue light protector.

3) O uso de óculos de proteção azul é fundamental. No Japão todos os escritórios já aderiram o novo acessório.

4) Outra forma simples de minimizarmos os danos tanto para os olhos como para a pele é, primeiramente, ajustar o brilho e o contraste da tela do computador. Mas, o melhor é a instalação de um software (F.lux) que retira a cor azul e verde do PC. No caso do laptop, você pode alterar as configurações gráficas para reduzir a quantidade de azul das imagens.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!