LIMPEZA E HIDRATAÇÃO

27/09/2022
LIMPEZA E HIDRATAÇÃO

O PASSO A PASSO PARA UMA PELE SAUDÁVEL

Para que a pele, maior órgão do corpo humano, mantenha o bom funcionamento do organismo, é necessário que esteja íntegra. Para isso, dois cuidados básicos são fundamentais: a limpeza e a hidratação. A higienização ajuda a remover as impurezas, como restos celulares e poluição. Já a hidratação serve para manter a água distribuída de maneira uniforme sobre a derme.

Limpeza

O passo a passo da limpeza inclui umedecer a pele com água fria ou morna, massagear gentilmente com pouca quantidade de sabonete e enxaguar. Deve-se secar o rosto com uma toalha macia e evitar o uso de esponjas ou buchas.

"No caso das peles mais oleosas, opte por sabonetes em barra ou gel. As espumas são mais indicadas para as dermes secas, enquanto as loções de limpeza, livres de sabão, são ideais para as sensíveis", recomenda a Dra. Gabriella Albuquerque, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Caso esteja com maquiagem, é necessário retirá-la antes da limpeza. Para remover bases, sombras e outros produtos, use um algodão embebido em um pouco de demaquilante, livre de fragrâncias, e esfregue-o de maneira suave.

Durante o dia, o filtro solar deve ser usado logo depois da higienização da pele e do creme diurno, para quem usa esse tipo de dermocosmético. Muitas vezes, não há necessidade de se aplicar um hidratante de dia, porque alguns protetores já contêm moléculas de hidratação na composição.

A maquiagem entra depois do filtro solar, que pode substituir a base, se tiver pigmento na fórmula. Inclusive, a Dra. Gabriella indica esse tipo de protetor.

"Além de camuflarem imperfeições, protegem ainda mais a nossa pele, uma vez que o dióxido de ferro, responsável pela coloração, diminui também os danos causados pela luz visível", explica a dermatologista.

Hidratação

O hidratante deve ser aplicado sempre depois da limpeza, com a pele ainda úmida, para potencializar a hidratação. De acordo com a médica, a dica é apenas retirar o excesso de água com a toalha, para passar o creme, a fim de manter a água entre o dermoscomético e a pele.

Quem utiliza algum creme noturno, deve aplicá-lo antes de dormir. Já a limpeza da pele, à noite, deve ser feita assim que se chega em casa, e não na hora de deitar, como muitos pensam.

"Aquela oleosidade que produzimos até o momento de dormirmos ajuda a pele a aceitar melhor os produtos, de maneira que não fique tão irritada", finaliza a Dra. Gabriella.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!