Antioxidantes e a pele

A médica acredita que o uso de uma dieta balanceada e, em alguns casos, a suplementação vitamínica pode garantir uma pele mais saudável. Sabemos hoje que o excesso de radicais livres pode levar a mutações da mitocôndria, bem como envelhecimento precoce e câncer de pele, além de outras doenças sistêmicas. Saiba algumas dicas:

Capsaicina – conhecida como pimenta, além de suas funções na redução da obesidade e melhora de doenças cardíacas, tem sido muito citada como coadjuvante no tratamento do vitiligo, por reduzir o estresse oxidativo nas células saudáveis ao redor da doença, reduzindo sua progressão.

Curcumina – extraída da Curcuma Longa e é um dos componentes do Curry (tempero), junto com a Capsaicina, tem sido falada como um auxiliar na melhora do Vitiligo.

Quercetina – presente em diversas frutas e verduras, a quercetina tem se destacado como um potente redutor de cânceres em geral, principalmente devido a sua atuação no receptor NF Kappa Beta. Na pele, pode reduzir potencial carcinogênico provocado pelo sol e, em alguns casos, também utilizado no vitiligo.

Polifenois – 2 componentes deste grupo são bem conhecidos – o Resveratrol e o Chá verde. O Resveratrol é produzido quando a videira entra em algum estresse físico (como seca, infecção ou trauma). Como os franceses nos ensinaram, um bom vinho leva a redução no risco de doenças cardiovasculares. Mas na pele, ele pode aumentar colágeno, reduzir proteínas indesejadas (efeito anti-glicante) e levar ao clareamento da pele. O Chá Verde, extraído da Camellia Sinensis, é muito utilizado para ajudar no emagrecimento, mas na pele, sua ação varia desde sua proteção ao dano solar até melhora da acne e rosácea.

Vitamina C – sem dúvida nenhuma é o suplemento mais consumido no mundo. A melhor ação desta vitamina na pele é quando utilizamos diretamente sobre ela. Vários estudos comprovam a redução das rugas e melhora da textura, alem de sua ação sobre o colágeno.

Vitamina E - presente em muitas frutas oleaginosas (como castanha, nozes etc), sua ação tópica sobre a pele não consiste apenas na hidratação, como também auxilia a fotoproteção.

Carotenoides – presente em diversas frutas e legumes com pigmento amarelo, o carotenoide pode ser um formador de vitamina A (como o beta caroteno) ou um não formador de vitamina A (como o leucopeno, luteína e zeaxantina). Sua ação irá se destacar cada vez mais como uma auxiliar na fotoproteção.

Ácidos Graxos essenciais – nesta família, os principais componentes são o ácido linoleico e os ômegas 3 e 6. Os artigos citam os efeitos dos ácidos graxos no aparelho cardiovascular e em tumores. Com relação as doenças cutâneas, o principal foco é dermatite atópica.

Voltar para Prevenção
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!