RELAÇÃO ENTRE O SONO E A PELE

20/09/2017
RELAÇÃO ENTRE O SONO E A PELE

Mais de 1/3 da população tem problemas relacionados a insônia e falta de tempo para dormir. Essa dificuldade afeta diretamente na nossa saúde, humor e rendimento nas tarefas diárias. E com a falta de um bom descanso a pele também sente os efeitos. O principal sinal é o surgimento de olheiras, as temidas manchas surgem por conta da redução de perfusão sanguínea pelo fato de ficarmos com os olhos abertos durante a noite.

A falta de sono a longo prazo acarreta aumento de radicais livres e acelera o envelhecimento da pele, promovendo uma expressão de cansaço crônico.Os cabelos e as unhas sofrem com a noite mal dormida. Acredita-se que a maior parte de nutrição sanguínea destes tecidos ocorra durante o sono profundo (conhecido pelos médicos como sono REM). "Por serem considerados tecidos não essenciais, a grande suplementação de sangue para estes tecidos ocorre quando dormimos profundamente. Por isso, alguns estudiosos no assunto de queda de cabelos estão preconizando a reposição de melatonina antes de dormir", relata Dra Gabriella de acordo com um artigo que leu da prestigiada Antonella Tosti, referência no assunto de cabelos e unhas.

À noite, enquanto dormimos, as células descansam e reequilibram os efeitos do dia a dia, tendo no sono a principal forma de nutrir a pele e outros tecidos que não foram muito bem nutridos ao longo do dia.Dessa forma, a noite se torna o momento perfeito para tratar da beleza, usando cosméticos noturnos, principalmente os ricos em retinol e ácido hialurônico.Além disso, durante o descanso, estamos menos expostos a poluição e ao sol ou a outros fatores ambientais, colocamos menos a mão no rosto e suamos menos.

Também ocorre a dúvida de quanto tempo devemos dormir por dia para o repouso ideal. Na verdade estudos recentes indicam que 8 horas por dia é o tempo necessário para o repouso do nosso corpo e, ao contrário do que se pensa, estender esse horário pode inclusive acarretar em problemas de peso. O ideal é buscar equilibrar o sono com uma boa alimentação e cuidados diários com a pele. Bons sonhos!

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!