POR DENTRO DOS HIDRATANTES

12/05/2021
Dra. Gabriella Albuquerque

Entender os rótulos garante a escolha do produto certo para cada pele

A importância do skincare tem sido muito divulgada pelas redes sociais e o hidratante é um dos protagonistas dessa rotina de cuidados. Mas você sabe o que verificar no rótulo ao escolher esse tipo de produto? Para sanar a dúvida, a Dra. Gabriella Albuquerque, credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, estudou meticulosamente o assunto e lista, abaixo, quais informações e atributos devem ser observados. Afinal, usar o hidratante apropriado faz grande diferença na saúde da nossa pele.

Tripla Ação

“Hidratantes com tripla ação são mais eficientes porque contêm três ativos importantes da hidratação: os emolientes, que monitoram a perda de água da pele; os umectantes, que ajudam a atrai-la para a cútis; os oclusivos, que retardam a perda hídrica pela evaporação.”

Alivia Coceira e Vermelhidão

“Produtos com esse atributo têm algum lipídio essencial com ação anti-irritante na fórmula. Ou, então, alguma molécula que potencialize a barreira transepidérmica para diminuir a perda de água pela pele, uma vez que o ressecamento pode causar irritações. Outra característica para evitar alergias é o hidratante ser livre de parabenos e sem fragrâncias.”

Hidratação Intensiva/ Prolongada e Rápida Absorção

“Normalmente, esses hidratantes contam com uma alta tecnologia para a liberação gradativa e prolongada de ativos nas camadas da pele. Essa liberação pode ocorrer por meio de um sistema multivesicular, por lipossomas, microesferas e por cápsulas. A durabilidade dos ativos na derme pode ser de até 24 horas, dependendo da tecnologia empregada na fórmula do produto.”

Não Comedogênico/ Não Acnogênico

“Ideais para faces acneicas, os dermocosméticos com essas características possuem ingredientes menos propensos a causar espinhas e cravos.”

Prebióticos e Água Termal

“Produtos feitos com prebióticos e água termal favorecem o conjunto de micro-organismos que habitam a pele e controlam seu PH. Este equilíbrio fortalece a barreira de proteção cutânea e diminui a chance de infecções.”

Ação Reparadora

“Peles mais ressecadas necessitam de hidratantes com ação reparadora. Isso porque eles têm compostos proteicos que restauram a derme, camada da cútis responsável por manter a sua elasticidade e hidratação.”

Ação Restauradora

“Os dermocosméticos com esse atributo são ricos em lipídios que favorecem a melhora da barreira cutânea, protegendo a camada córnea, onde encontram-se as células mais superficiais da epiderme. A ação restauradora consegue restabelecer a quantidade de água na pele.”

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!