Hábito de retirar as cutículas não é saudável
Apesar de parecer mais atraente, o hábito de retirar as cutículas não é saudável nem para sua unha e nem para sua pele. A cutícula é a pele da parte inferior na unha, onde ela se encontra com o dedo. Suas funções são: proteger a unha de infecções bacterianas e fúngicas e prender a unha no dedo.
A retirada da cutícula permite a entrada de microorganismos no espaço entre o dedo e a unha, o que pode desenvolver uma inflamação crônica ao redor da unha. Os maiores cuidados que devemos ter nesse sentido são deixar as unhas limpas, cortadas e não remover a cutícula. O ideal é empurrar a cutícula delicadamente para trás com pau de laranjeira após um banho morno ou molho em uma bacia. Indicamos na limpeza a imersão dos pés e mãos em um litro de água morna associada a uma colher de sal.
As cutículas necessitam de muita hidratação, portanto aplique nelas cremes hidratantes uma vez ao dia. Caso você tenha mesmo o hábito de retirar as cutículas, utilize sempre alicates esterilizados em autoclave ou leve seu material higienizado com álcool ou água oxigenada para o salão. Se, durante a retirada da cutícula acontecer algum corte com dor ou sangramento, aconselhamos aplicar uma gota de vinagre no local para abaixar o pH e diminuir a colonização bacteriana.
Para ajudar quem deseja apenas empurrar as cutículas, incentivo o uso de removedores de cutículas uma vez na semana. Eles são cremes que contêm hidróxido de potássio em baixas concentrações e auxiliam no amolecimento das cutículas; seu uso contínuo irá deixá-la fininha, causando menos incômodo.
Fique atenta ao escurecimento das cutículas associado a uma mancha escura na unha – isto pode ser um melanoma. Caso a cutícula esteja inflamada procure um dermatologista.