Flash Tattoos: tatuagens temporárias que não agridem a pele

11/02/2015
Flash Tattoos: tatuagens temporárias que não agridem a pele

A palavra tatuagens tem origem no termo taitiano “tatua”, que quer dizer “marcar sobre”. Tem sido utilizada há séculos por diversas culturas, mas recentemente ganhou uma versão socialmente mais aceitável, são as ‘Flash Tattoos’. Elas são tatuagens temporárias inspiradas em joias e ideais para uso em piscina, praia e... Carnaval! Fácil de aplicar com apenas um pouco de água, a duração é de 4 a 6 dias e aconselha-se evitar o uso de óleos ou filtro solar sobre ela por serem removidas com produtos oleosos.

Diferente das tatuagens tradicionais, elas não possibilitam o risco de transmissão do vírus da hepatite, sendo muito mais seguras. Além disso, sabemos que as tintas utilizadas nas tatuagens tradicionais podem causar reações alérgicas na pele. Recentemente, alguns artigos tem definido a tinta negra como possivelmente cancerígena por apresentar na sua constituição os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.

Mas, com as 'Flash Tattoos', a segurança é muito maior. Ainda não temos relatos de reações na pele provocadas por estas tatuagens. Mas, como sabemos que a reação alérgica é individual, não podemos descartar riscos no organismo. O ideal seria fazermos um teste de contato, que é a utilização desta tatuagem por 48 horas em algum lugar da pele que seja protegido do sol. A proteção do sol é importante porque a exposição solar aumenta a chance de alergias. Caso a pele não fique vermelha, inchada ou com coceira, provavelmente você não apresenta alergia a ela. Mas, naqueles casos em que não tivermos como fazer este teste de contato, aconselho não expor a parte tatuada ao sol. Como não podemos fazer o uso de filtros solares no local, sugiro permanecer embaixo da barraca nos primeiros 2 dias do uso.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!