Entendendo o que é a urticária

25/02/2015
Entendendo o que é a urticária

A urticária é uma doença que afeta 20% da população e se caracteriza pela formação de placas avermelhadas na pele que coçam muito. O início é repentino e cada placa tem duração menor de 24 horas, apesar de que o curso da doença pode ser longo. É classificada como aguda quando o tempo de duração for de até 6 semanas; e crônica quando o tempo de duração é maior que 6 semanas.


Uma grande quantidade de fatores pode desencadear a reação de urticária, incluindo reações alérgicas a alimentos e medicamentos e quadros infecciosos. O mastócito é a principal célula envolvida neste processo e promoverá o aumento de histamina. O diagnóstico é clínico e não necessita de exames complementares nos casos de urticárias agudas, apenas para as crônicas.


Para melhora do quadro clínico, recomendamos a retirada da causa, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e aquecimento do corpo (já que aumentam a liberação de histamina), controlar o estresse e consultar um dermatologista para início de uma medicação específica.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!