Tratamentos e alimentação balanceada ajudam a melhorar a celulite

04/03/2015
Tratamentos e alimentação balanceada ajudam a melhorar a celulite

A celulite é um transtorno estético com repercussão psicossocial. É exclusiva da mulher, e está presente na fase reprodutiva feminina (dos 15 aos 45 anos). Consiste em depressões e superfícies irregulares na gordura da pele e pode estar associada a queixas como: sensação de peso, dor e formação de hematomas.

A participação do hormônio feminino, em especial o estrogênio, é um dos principais fatores envolvidos no desenvolvimento da celulite, porém a predisposição genética é essencial para que ela ocorra. Dentre os fatores externos que podem contribuir para o aparecimento desses furinhos, estão: o fumo, sedentarismo, estresse emocional, doenças, como distúrbios na tireóide e diabetes mellitus, e hábitos de vida, como o uso de roupas apertadas e o alcoolismo.

Apesar de não existir cura para a celulite, no consultório podem ser feitos alguns tratamentos com resultados satisfatórios. São eles: subcisão, preenchimentos, microagulhamento, laser de baixa fluência e radiofrequência fracionada. Nesses casos, é necessária a avaliação de um dermatologista para indicar o tratamento específico para cada caso. Atividade física e drenagem linfática também são recomendadas, bem como, cremes ricos em cafeína, centelha asiática e Thiomucase que ajudam na melhora da circulação e na redução da celulite.

Uma dieta também é incentivada. Ela deve conter pouco conteúdo de carboidratos simples e ser rica em fibras, que diminuem a absorção de gordura e promovem perda calórica relativa. O ideal é a ingestão de carboidratos complexos, como grãos integrais e vegetais, além do consumo de ácidos graxos livres, como ômega 3 e 6 (óleo de oliva e linhaça). Com relação a proteína, incentivamos a ingestão de carnes vermelhas magras, carnes brancas, peixes e ovos. A suplementação vitamínica e mineral pode ser necessária para reduzir o estresse oxidativo e excesso de radicais livres; alguns dos mais usados são Vitamina C, Vitamina E, Zinco e Selênio. Eles ajudam principalmente na fase de perda de peso, porque não acentua a flacidez, que é um dos agravantes da celulite.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!