Desequilíbrio emocional pode afetar a pele
Uma aparência jovem e saudável é importante na sociedade moderna. Muitas pessoas se sentem ansiosas sobre os possíveis sinais visíveis de envelhecimento e buscam conselhos dermatológicos. Como dermatologistas, entendemos que a preservação da saúde e o aspecto da pele são importantes fatores no bem-estar e felicidade do nosso paciente. Porém, sabemos que o paciente precisa ter equilíbrio emocional para garantirmos uma pele saudável.
Algumas doenças dermatológicas são bastante influenciadas pelo estresse emocional. Destacamos algumas delas:
- Vitiligo – muito comum o paciente desenvolver as primeiras manchas brancas após um forte desajuste emocional.
- Psoríase – tanto pode iniciar um quadro após um grande estresse quanto ter uma importante piora ou aumento das lesões.
- Dermatite seborreica – tão parecido com psoríase que mesmo estresse também contribui para piora das lesões, sendo necessário a avaliação pelo dermatologista para diferenciar o diagnóstico entre as duas doenças.
- Acne – como o estresse pode causar uma descarga de cortisol, este hormônio pode promover o aumento na secreção sebácea e promover o aumento na oleosidade na pele.
Assim, muitas vezes necessito do acompanhamento do paciente com um psicoterapeuta para conseguir resultados melhores nos tratamentos destas doenças.