REPELENTES DE INSETO

06/08/2015
REPELENTES DE INSETO

Os repelentes são substâncias aplicadas na pele, roupas ou superfícies que desencorajam a aproximação do mosquito.

Os repelentes com DEET (também conhecido por Benzamida) são os mais utilizados em todo o mundo e podem ser aplicados tanto nas roupas quanto na pele exposta. Pesquisas recentes demonstram que a associação com protetores solares promovem um aumento na absorção do DEET, o que melhora a sua eficácia. Os produtos de maior duração são os que contêm uma concentração de 30%. Entretanto, a maioria dos produtos disponíveis no mercado estão com concentrações abaixo de 10%,por ser esta a concentração sugerida para crianças de 2 a 12 anos. Mas atenção: não utilizar em gestantes ou crianças menores de 2 anos de idade. Nas outras faixa etárias sugere-se 3 aplicações diárias.

Os repelentes a base de piperidina são melhores que óleo de soja, de andiroba e a citronela e alguns trabalhos comprovam eficácia semelhante ao DEET. Em concentrações de até 25% pode ser usado em crianças acima de 2 anos.

Os repelentes a base de IR 3535 protegem contra mosquitos comuns do gênero Aedes Aegypti e Culex. Pode ser aplicado em crianças acima de 6 meses mas sua ação é de apenas 4 horas de duração, enquanto os outros ficam por 6 a 8 horas.

As pulseiras e os adesivos de citronela (como o Mosquitan) são de fácil aplicação (pode se colocar até no carrinho do bebê) e têm alcance de 1 metro de distância e duração de 6 a 8 horas. Eles funcionam de forma diferente aos citados acima porque os anteriores atuam apenas no local aonde foram aplicados.

Alguns alertas

- Crianças menores de 6 meses, devem ser protegidas exclusivamente pelo uso de mosquiteiros e telas.

- Quando tiver que sair nos horários de maior risco, como início da manhã e final da tarde, cubra seus filhos com roupas de manga e calça cumpridas e de cores neutras e evite o uso de fragrâncias. Os perfumes e o colorido da roupa atraem os insetos.

- Lave as mãos após o uso do produto e dê banho nas crianças antes de dormir.

Voltar para Blog
Whatsapp Clique para entrar em contato