Por que usar os fatores de crescimento?

08/06/2016
Por que usar os fatores de crescimento?

A partir da úlceras de pele começou-se a estudar os fatores de crescimento. Eles são proteínas regulatórias responsáveis por mediar vias de sinalização dentro e entre as células da matriz extracelular da derme e que permitem que a úlcera tenha uma cicatrização mais rápida e adequada. Atualmente muitos cosmecêuticos contêm fatores de crescimento no intuito de permitir que uma pele danificada pelo sol possa ser “reconstruída” da melhor maneira possível.


Muitos fatores de crescimento já foram identificados na pele, mas os mais importantes são aqueles que induzem a produção de colágeno novo e elastina em um tecido danificado pelo sol ou pelo trauma. Veja alguns exemplos:

  • Fator de crescimento do endotélio vascular;
  • Fator de crescimento do hepatócito;
  • Fator de crescimento derivado de plaqueta;
  • Fator de crescimento epidérmico;
  • Fator de crescimento estimulador de colônia de granulócito;
  • Fator de crescimento transformador beta;
  • Fator de crescimento de queratinócito e;
  • Interleucinas 6 e 8.

Muitos procedimentos dermatológicos são realizados para tentar reduzir os danos na pele produzidos pelo ultra-violeta, como: peelings, microagulhamento e lasers. Eles promovem a destruição de colágeno e elastina danificados pelo sol e permitem que o organismo faça uma reconstrução mais adequada a partir da matriz extracelular da derme. Se, neste momento de reconstrução, for possível fornecer mais fatores de crescimento por parte dos cosmecêuticos, é possível que nosso resultado seja otimizado.


Na busca pelo rejuvenescimento da pele, o ideal é associar o uso de laser ablativo (como o laser de Co2 ou de Erbium:YAG) com o uso de fatores de crescimento. O sinergismo será ainda maior se acrescentarmos o uso de antioxidantes e o uso de ácido retinóico em creme na pele danificada pelo sol.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!