Saúde dos Cabelos

13/07/2016
Saúde dos Cabelos

Os cabelos têm grande função estética e ajudam a emoldurar os rostos. Além dessa questão, os cabelos – bem como os pelos – são responsáveis pela proteção contra a radiação solar e ajudam a diminuir o atrito com a pele. A maior parte do cabelo é composta por essas células cheias de queratina que atua gerando força e resistência aos fios. A queratina é responsável também pela cor do cabelo. Já a cutícula, que é a camada mais externa, atua como uma barreira protetora do fio, além de ser responsável pela textura, brilho e maciez.

Geralmente, o cabelo cresce um centímetro por mês. Em média, uma pessoa possui cem mil fios de cabelo, e uma queda de até 100 fios por dia é considerada normal. A quantidade de fios que cairão depende de fatores genéticos, hormonais e da idade. O crescimento dos fios tem ciclos que duram em torno de quatro anos. Homens podem ter ciclos menores (de dois anos) e mulheres, maiores (oito anos).

A saúde dos cabelos depende de diversos fatores como: herança genética, estado de saúde, idade e hábitos ligados aos cuidados com os fios. A cutícula dos fios é a parte que sofre mais agressões. Algumas das principais queixas são pontas-duplas, cabelos porosos, quebradiços ou eriçados. Fios saudáveis conseguem preservar as moléculas de água e proteína seladoras em seu interior, deixando-os maleáveis, hidratados e com brilho. Por outro lado, quando estão danificados, as cutículas permanecem abertas, fazendo com que o fio perca umidade, brilho e resistência.

Para prevenir danos aos cabelos, é importante cuidar da alimentação, hidratar, protegê-lo dos raios ultravioletas do sol e evitar o fumo. Também é interessante lavar com frequência para evitar a dermatite seborreica, utilizando xampu adequado para o tipo de cabelo, além de evitar calor em excesso, como no uso do secador.
Vale ressaltar que para manter os fios saudáveis é essencial manter os níveis normais de ferro, ferritina e vitamina D. Lasers de baixa potência, tratamentos com CO2 e fatores de crescimento podem ser utilizados como coadjuvantes no tratamento capilar.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!