Novos alimentos e antioxidantes orais que preparam sua pele para o verão

28/12/2016
Novos alimentos e antioxidantes orais que preparam sua pele para o verão

Os fotoprotetores orais atuam combatendo os efeitos da luz solar na pele. Eles são vendidos em cápsulas e dentre seus benefícios estão a prevenção de doenças e o combate ao envelhecimento precoce da pele. As substâncias presentes nos fotoprotetores são encontradas em diversas plantas e cada uma delas possui vantagens específicas. Conheça algumas delas:

Curcumina – substância presente na cúrcuma e também encontrado no curry, pode contribuir para diminuir o risco de câncer de pele. Além de ser um potente antioxidante com propriedades antiinflamatórias.

Vitamina C – tem um maior ganho na pele através de aplicação tópica. É enfatizada a maior tolerabilidade da pele tanto com o uso da Vitamina C, quando da Vitamina E nos cosmecêuticos.

Carotenóides – são pigmentos encontrados em vegetais. Alguns deles são o licopeno, a luteína e a zeaxantina que podem promover diminuição no risco de câncer de pele através de suplementação.

Polipodium Leucotomo – é extraído da planta Polypodiaceae, originária da América Central. Tem tido muita indicação no uso de doenças mentais senis, como a doença de Alzheimer, mas também funciona como fotoprotetor oral e previne o envelhecimento da pele. A dose recomendada é 360 mg por dia.

Chá verde – a comprovação de que o chá verde atua como protetor do DNA contra o raio UVB, diminuindo assim a chance de câncer de pele. A dose preconizada é 100 mg/dia.


Licopeno – na opinião da Dra. Gabriella Albuquerque é o grande promissor na fotoproteção oral. Está presente no tomate e pode entrar na dieta em forma de suco, por exemplo. O licopeno ajuda a combater o câncer de próstata em homens e também tem grandes propriedades na pele, como prevenção de rugas e retarda os efeitos do envelhecimento.

Fontes:
Inhibitory effect of dietary curcumin on skin carcinogenesis in mice.
Topical vitamins. J Drugs Dermatol 2008; 7S:s2-6.
Beta-carotene in dermatology: Does it help? Bayerl Ch. Acta Dermatovenerol Alp Panonica Adriat. 2008;17:160-162, 164-166
Lademann J, Meinke MC, Sterry W, Darvin ME. Carotenoids in human skin. Exp Dermatol. 2011;20:377-382.

Oral Polipodium leucotomos extract decreases ultraviolet-induced damage of human skin. J Am Acad Dermatol 2004 Dec; 51 (6): 910-8.
Katiyar SK. Green tea prevents non-melanoma skin cancer by enhancing DNA repair. Arch Biochem Biophys. 2011; 508:152-158
Rizwan M, Rodriguez-Blanco I, Harbottle A, Birch Machin MA, Watson RE, Rhodes LE. Tomato paste rich in lycopene protects against cutaneous photodamage in humans in vivo: a randomized controlled trial. Br J Dermatol. 2011;164:154-162

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!