TERAPIA CAPILAR

11/08/2022
TERAPIA CAPILAR

OS TRATAMENTOS MAIS INDICADOS PARA A QUEDA DOS FIOS

Uma das queixas mais frequentes nos consultórios dermatológicos é a queda de cabelo. A causa mais comum é conhecida como alopecia androgenética, a famosa calvície. Apesar de ser mais frequente nos homens, as mulheres também sofrem com esta enfermidade, de acordo com a dermatologista Gabriella Albuquerque.

"A boa notícia é que estamos vivendo um grande avanço no tratamento da queda de cabelo. Podemos associar novos lasers de baixa fluência para uso domiciliar aos fracionados não ablativos, em consultório", conta a médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A Dra. Gabriella Albuquerque reforça que, após o laser, pode-se realizar o drug delivery, terapia de aplicação de substâncias que favorecem o crescimento dos fios diretamente no bulbo capilar. Ela conta também que há uma grande procura pela intradermoterapia.

"Este procedimento consiste na aplicação injetável de substâncias nas regiões com maior perda para estimular o crescimento do folículo piloso e proporcionar o aumento da densidade dos cabelos. É lógico que apenas uma sessão apresenta muito pouco efeito. Costumo indicar oito, com intervalos quinzenais. O procedimento é bem tolerado e seus resultados aparecem depois de três meses", explica.

A dermatologista alerta, no entanto, que nenhuma terapia capilar será totalmente eficaz se não houver um "terreno fértil". A aplicação de produtos tópicos, com massagens diárias em domicílio, e o uso oral de medicações específicas são essenciais para a saúde do folículo e a eficácia terapêutica. Porém, o primeiro passo é procurar um dermatologista. Ele é o único profissional capacitado para detectar possíveis transtornos no couro cabeludo e tratar as doenças da região.

"Na primeira consulta, o paciente deve informar todos os medicamentos que usa. Além disso, novos exames de sangue devem ser pedidos. Sobretudo os que dosam substâncias que influenciam muito na queda capilar, como a vitamina D3 e a ferritina.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!