Hidratação

29/03/2017
Hidratação

Para que a pele seja capaz de manter o bem estar do organismo é necessário que esteja em condições normais e plenas de funcionamento e cuidado. Por isso, dois processos básicos são importantes: a limpeza e a hidratação cutâneas. A limpeza contribui para a remoção dos restos celulares, secreções cutâneas naturais e microorganismos. A hidratação cutânea, por sua vez, é responsável por manter o conteúdo de água na epiderme e protege contra a entrada de agentes externos.

Como fazer a limpeza da pele?

A limpeza da pele pode ser através de um banho rápido (de 5 a 10 minutos). Prefira água fria ou morna do lugar da água quente. Limpe sua pele gentilmente, como um sabonete livre de fragrância. Evite o uso de esponjas ou buchas. Evite usar muito sabonete, em especial nas pernas e nos braços. Seque a pele levemente com uma toalha seca. Aplique o hidratante logo após o banho.

Como fazer a hidratação da pele?

A hidratação da pele deve ser feita nos primeiros minutos após o banho, imediatamente após a secagem. O ideal é aplicar o hidratante na pele quando sentimos que ela ainda está um pouco úmida. Desta forma, conseguimos aprisionar a água entre o hidratante e a pele, amplificando o resultado.

O que devemos saber sobre um bom hidratante?

Os hidratantes são classificados de acordo com o mecanismo de ação de seus componentes sendo: oclusivo, umectante, emoliente e reparador de barreira. Na maioria das vezes, os produtos comerciais de qualidade utilizam matéria prima de cada uma dessas classes em suas formulações para maiores efetividade e sucesso terapêutico.

  • Os oclusivos retardam a evaporação e perda de água da epiderme (que é a camada mais superficial da pele) através da formação de um filme hidrofóbico sobre a pele: ureia, ácido lático, lactato de amônia, glicerina, propilenoglicol, glicosaminoglicano, ácido hialurônico, elastina, colágeno, PCA-Na, fosfolipídeos .
  • Os umectantes retêm a água na camada córnea, seja por atraí-la da derme, ou seja por atraí-la do ambiente (quando a umidade relativa é superior a 70%). São eles: ceras de carnaúba, óleos (óleo mineral), hidrocarbonetos (parafina, petrolato, esqualeno, silicone), gorduras animais e vegetais, ácidos graxos,vaselina, lanolina, ácido esteárico, fosfolipídeos, lecitina e cold cream.
  • Os emolientes são ricos em substâncias capazes de “preencher as fendas” entre as células da epiderme, retendo água nesta camada: óleos, lipídeos, dimeticona e silicone.
  • Os reparadores proteicos ajudam a reparar estruturas proteicas danificadas ou estimular sua produção. Agem como hidratantes por possuírem um papel osmótico, embebendo-se de água e retendo-a na epiderme. Recentemente, substâncias capazes de estimular a expressão das aquaporinas têm demonstrado resultados bastante promissores na hidratação epidérmica.
Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!