Lábios rachados? Veja como cuidar

07/06/2017
Veja o que a Dra. Gabriella Albuquerque fala sobre lábios rachados

Durante a época mais fria do ano, muita gente sofre com lábios secos e rachados. A razão pode ser encontrada na própria estrutura dos lábios, que é diferente do restante da pele. A ausência da camada córnea (que é a camada mais externa e protetora da pele) permite menor concentração de óleos no local. Além disso, não há glândulas sudoríparas nos lábios e, assim, a única forma de umidade é decorrente da saliva. Dessa forma, o frio, o vento rigoroso do inverno, o sol e a secura – dentro e fora de casa – tornam os lábios mais suscetíveis e vulneráveis à quebra. Também esteja ciente de que seus lábios não estão seguros nem dentro de casa, devido ao ar-condicionado, por exemplo.

A utilização de alguns medicamentos, desde os de prescrição para acne até os de quimioterapia, causa o efeito colateral de secura dos lábios. Esses medicamentos afetam a capacidade do corpo de manter seu equilíbrio natural de umidade e, muitas vezes, resultam em lábios secos, rachados e dolorosos.

Para proteger os lábios, recomenda-se o uso de regular de hidratantes labial, em especial os que contêm dexpantenol – molécula importante na ativação de citocinas que garantem maior proteção nesta região. Mas, manteiga de karité também funciona como um opcional, substituindo a antiga manteiga de cacau. A manteiga de karité promove uma hidratação maior que a anterior por aumentar a retenção de água no local e garantir recuperação mais rápida dos lábios ressecados. Lógico que o bom e velho filtro solar não pode ficar de fora. Mas devemos escolher filtros específicos para esta região, que requer veículos que possuem maior espalhabilidade em mucosas e conseguem permanecer por mais tempo no local do que os veículos destinados para pele. O lembrete é aplicar esse produto de cuidado dos lábios pelo menos meia hora antes de ir para o sol e reaplica-los frequentemente durante a exposição.

O que muitos não acreditam, mas que deve ser alertado é o cuidado de evitar passar a língua nos lábios para aumentar a hidratação. A saliva age como uma lente para intensificar a exposição ao sol e pode também aumentar o ressecamento por conta do seu pH mais ácido. O próprio atrito da língua aumenta as rachaduras lábias impedindo que o processo de recuperação aconteça. Sem dúvida nenhuma, este hábito não deve ser incentivado, sobretudo em crianças.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!