MITOS SOBRE O LEITE DE MAGNÉSIA

08/11/2017
MITOS SOBRE O LEITE DE MAGNÉSIA

Você já ouviu falar sobre o uso do leite de magnésia na pele?
O leite de magnésia é um antiácido e laxativo cujo principal ingrediente é o hidróxido de alumínio. Ele possui um pH bem alcalino (cerca de 10,5 de pH) para neutralizar o ácido do estômago e aliviar as dores de barriga. Além disso, o conteúdo de água no intestino permite um efeito osmótico funcionando como potente laxativo para tratar as constipações intestinais (prisões de ventre). Porém, muitas pessoas utilizam como medicamento de diversas finalidades na pele. Neste artigo venho desmistificar algumas destas crendices;

LENDA URBANA 1 – O leite de magnésia é bom para acne

OPINIÃO DRA GABRIELLA ALBUQUERQUE: Muitos acreditam que o leite de magnésia diminui a oleosidade da pele ou ajuda a diminuir aquela espinha que está bem inflamada na face. O uso de substâncias alcalinas, assim como sabonetes alcalinos, podem alterar o pH cutâneo (que é de 5,5), agredindo a pele e fazendo com que ela se descame. Esta descamação pode ajudar a reduzir um pouco os cravos, mas a troca de pH causa danos a pele, fazendo com que ela não se recupere de uma forma saudável.

LENDA URBANA 2 – O leite de magnésia funciona como primer antes do uso das maquiagens

OPINIÃO DRA GABRIELLA ALBUQUERQUE: Diferentes dos hidratantes, os primers formam um filme sobre a pele que preenche linhas e poros, absorvendo a oleosidade e o suor e funcionando como uma cobertura adicional para que a maquiagem seja aplicada sobre o mesmo. Muitos utilizam o Leite de magnésia como alternativa do primer, pois reduz o excesso de oleosidade na pele. Porém, a sua utilização altera a barreira de proteção cutânea e isso permite que a pele fique mais sensível aos produtos de maquiagem que foram aplicados logo em seguida, quando utilizado após vários meses de uso.

LENDA URBANA 3 – O leite de magnésia Neutraliza odores desagradáveis das axilas

OPINIÃO DRA GABRIELLA ALBUQUERQUE: O leite de magnésia é considerado um substituto para os desodorantes das axilas porque é capaz de neutralizar os ácidos carboxílicos que compõem o suor, responsáveis pelos odores desagradáveis. Mas não apresenta ação antitranspirante, portanto pode não “segurar” o cheiro da mesma forma em todas as pessoas, principalmente nos indivíduos que suam demais.

Apesar de vários apelos na internet que constam o uso deste produto na pele, não existem respaldos na literatura que comprovem estes benefícios.
Mantenha o leite de magnésia para tratar suas constipações, existem diversos produtos formulados de maneira apropriada para servirem de primers, combater acne e aliviar os odores do corpo.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!