MANCHAS APÓS EXPOSIÇÃO SOLAR: CONHEÇA

31/01/2018
MANCHAS  APÓS EXPOSIÇÃO SOLAR: CONHEÇA

Deixar de expor a pele no verão é praticamente impossível, ainda mais no forte calor brasileiro. Para que você se bronzeie de forma saudável é sempre necessário o uso de filtro solares antes, durante e depois de qualquer passeio. Caso tenha esquecido de se proteger é recomendado que observe como seu corpo responde depois da exposição. Uma das formas mais comuns de resposta são as manchas que aparecem na pele. Saiba o que são e como agir.

Queimadura Solar

É uma queimadura que se inicia após 2 a 7 horas de superexposição a raios solares. Ela consiste em uma reação inflamatória aguda da pele quando a radiação ultrapassa a capacidade de proteção da pele.

Sintomas: bolhas, ardência e manchas avermelhadas. A descamação pode acontecer após o surgimento da pele avermelhada.

Tratamento: use hidratante de forma intensa e não se exponha mais ao sol nos dias subsequentes. No caso de descamação, não faça esfoliação ou não force a retirada da pele. Aplique hidratante e aguarde a pele se regenerar. É válido ressaltar que esse tipo de queimadura, quando ocorre de maneira recorrente, pode contribuir para surgimento de câncer de pele.

Prevenção: aplique filtro solar, chapéus e evite o sol entre 10h e 16h. Não se esqueça de reaplicar o protetor a cada 2 horas e 15 a 30 minutos antes da exposição solar.

Melanose Solar

São manchas escuras e bem delimitadas que surgem na pele por falta de proteção. O resultado só aparece com o passar dos anos, por isso são mais comuns em pacientes com mais idade.

Sintomas: o acúmulo ao longo dos anos aumenta o número de melanócitos (célula que produz o pigmento que dá cor à pele) e estimula a produção de mais melanina, escurecendo a pele de maneira desigual.

Tratamento: laser, luz intensa pulsada e peelings podem ser feitos para amenizar as manchinhas, mas prefira este tratamento no inverno.

Prevenção: uso de proteção solar (FPS acima de 50) diariamente nas áreas mais expostas ao sol. Os efeitos da luz solar do dia a dia danificam gradualmente a pele, deixando sinais apenas no futuro.

Melasma

É caracterizada por manchas escuras na pele, sobretudo no rosto e é mais frequente em pessoas morenas e jovens. O surgimento se dá pelo desequilíbrio do melanócito, estimulando a pele na produção de mais pigmento.

Sintomas: surgimento de manchas escuras e de contornos irregulares na pele do rosto, como uma “máscara”.

Tratamento: infelizmente, não existe cura para melasma. O tratamento é voltado para o controle e prevenção de novas manchas. Os cuidados devem ser contínuos, pois se trata de uma condição crônica que tende a piorar caso não seja cuidada. O controle pode ser feito com cremes clareadores, peeling e laser.

Prevenção: use filtro solar diariamente e reaplique ao longo do dia. Não deixe de usar chapéus e bonés.

Câncer de pele

É o câncer mais comum, cerca de 25% dos cânceres são de pele. Ele é definido pelo crescimento descontrolado das células que compõem a pele.

Sintomas: pode ocorrer em qualquer parte da pele e eventualmente nas mucosas oral e genital. Nos homens, a área mais comum afetada é o dorso, já para as mulheres são braços e pernas. Os primeiros sinais são o surgimento ou a mudança de tamanho ou aparência em manchas ou pintas. Pintas assimétricas com bordas irregulares e de várias colorações devem ser acompanhadas de perto.

Tratamento: o mais comum é a cirurgia para retirada do tumor. Em casos de impossibilidade da cirurgia, o médico indica outros tratamentos que variam conforme o tipo e grau da doença.

Prevenção: evite sol entre as 10h e 16h, use protetor solar todos os dias (inclusive nublado) e fique atento com manchas e sinais da pele. É importante lembrar que o corpo inteiro deve ser protegido, áreas como orelhas, dorso dos pés, mãos, colo geralmente são esquecidas.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!