O CIGARRO ENVELHECE MAIS DO QUE O SOL

28/08/2018

Para celebrar o dia nacional de combate ao fumo (29/08) vale fazer um alerta sobre os danos do fumo na pele. O cigarro já é considerado o principal causador de rugas profundas no rosto, especialmente nas mulheres. Pesquisas recentes mostram que a nicotina aumenta a produção de uma enzima que destrói as fibras as fibras de colágeno, conhecida como metaloproteinase.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Nagoya (Japão) verificou uma queda de 40% na produção do colágeno quando adicionada fumaça de cigarro a fibroblastos (células da pele que produzem o colágeno).

A nicotina também bloqueia as ligações cruzadas da elastina (proteína fibrosa e elástica presente na pele), reduz à lubrificação cutânea e os níveis de vitamina A (antioxidante que combate os radicais livres). E o que é pior: diminui o calibre dos vasos sanguíneos que irrigam o tecido cutâneo, prejudicando a oxigenação das células.

Além do envelhecimento da pele, na área dermatológica o tabagismo predispões a uma série de consequencias como má cicatrização de feridas, cancer de pele, acne, psoríase, desidratação (ressecamento), e queda de cabelo. A pele do fumante apresenta-se ainda, precocemente envelhecida, com rugas e linhas proeminentes, flacidez e pigmentações amareladas, avermelhadas ou acinzentadas.

Segue algumas dicas para o fumante invicto ou o fumante passivo:

1. Alimentação rica em frutas, legumes, vegetais, hortaliças e cereais: Aumentar a oferta de antioxidantes minimizam as ações nocivas dos radicais livres. Estudos mostram que uma boa alimentação garate maior proteção contra os radicais livres e ainda reduzem o risco de envelhecimento precoce.

2. Filtro solar: Pessoas que passam a fazer uso de protetor solar diariamente têm, após um período de quatro anos, uma chance 24% menor de apresentar sinais visíveis de envelhecimento da pele causado pelo sol.

3. Bioestimuladores de colágeno injetável: São substâncias biocompatíveis e biorreabsorvíveis injetadas na pele para estimular o aumento na produção das fibras de colágeno.

4. Laser Fotona: Trata-se de um grande aliado em procedimentos para rejuvenescimento de diversas áreas do corpo. De forma não invasiva e segura, o laser promove a melhora da textura da pele, estimulando a produção de colágeno, e ajuda a converter os danos causados pelo fumo.

5. Tratamento anti-idade: Métodos caseiros como o uso de cremes noturnos com fator de crescimento, ou seja, à base de proteína, suplementação de ácido hialurônico ou de colágeno hidrolisado minimizam os efeitos colaterais da liberação de radicais e auxiliam na regeneração da pele.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!