ATENÇÃO: NÃO CAIA NOS 7 ERROS DAS FESTAS DE FINAL DE ANO

19/12/2018

Viver intensamente é bom, mas cuidado com alguns hábitos que podem envelhecer você antes do tempo! Separei sete perigosos hábitos comuns que contribuem para o envelhecimento precoce e doenças de pele.

Dormir pouco - Entenda que o sono pode fazer com que você pareça mais jovem. A noite as células atuam para reparar os danos causados à pele ao longo do dia. Se você impede que isso aconteça, leva células menos saudáveis à um envelhecimento prematuro. Por isso que é bom dormir no horário certo, de 6 a 8 horas por dia.

Alta ingestão de açúcar – O excesso do açúcar se torna perigoso por passar a se ligar a proteínas na nossa pele e formar os produtos finais de glicação avançada. Quanto mais açúcar comemos, mais glicação formamos. Estes produtos finais da glicação se ligam a várias proteínas, mas na pele, as vítimas são o colágeno e a elastina. Com esta ligação, estas duas importantes proteínas sofrem desnaturação, ou seja, se ressecam, e deixam de exercer uma de suas principais funções: sustentar a pele.

Não usar protetor solar adequadamente – A exposição ao sol de forma descuidada causa destruição de colágeno e elastina permitindo o afinamento da pele com surgimento de rugas e perda do viço. A reação inflamatória predispõe ao surgimento de manchas, podendo, inclusive, em indivíduos predispostos, desenvolver o câncer de pele.

Fumar cigarro - o tabagismo predispõe uma série de consequências como má cicatrização de feridas, câncer de pele, acne, psoríase, desidratação (ressecamento), queda de cabelo e a formação de rugas e linhas proeminentes, flacidez e pigmentações amareladas, avermelhadas ou acinzentadas.

Não beber água o suficiente – apesar da hidratação da pele nem sempre estar ligada ao consumo exgerado de água, sabemos que a desidratação decorrente deste período pode, indiretamente, promover um ressecamento da pele. Isto ocorre porque, em vigencia de baixo consumo de água, o organismo acaba priorizando o fluxo sanguíneo para locais de maior necessidade, como coração, rim e fígado. Para saúde do organismo, o ideal é consumir cerca de 2 a 3 litros por dia, em dias quentes e festivos.

Baixo consumo de frutas - Vários estudos apontam que uma dieta balanceada, com frutas e vegetais, fazem bem à idade da sua pele. Frutas e verduras são ricas em nutrientes, como antioxidantes e vitaminas, que deixam as células da pele mais saudáveis. As Vitaminas como luteína, A, C, E, omega 3 e coenzima Q10 ajudam a prevenir a quebra do colágeno e manter a elasticidade da pele.

Abuso do álcool – Não exagere, sua pele agradece! O álcool reduz drasticamente os níveis antioxidantes da pele e afeta a imunidade do organismo contra microorganismos.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!