VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM CAMUPU (PHYSALIS ANGULATA)?
Camupu é uma frutinha, encontrada no estado do Pará e vendida aqui no Rio, eficaz no tratamento de doenças como Alzheimer. A grande descoberta é que ela produz bons resultados também no tratamento de doenças da pele. Diversos estudos americanos mostram que a camupu estimula o colágeno da pele e regulariza a proliferação celular, obtendo um efeito anti-inflamatório, além de prevenir o envelhecimento cutâneo e a ação anticancerígena.
A pele é uma importante barreira que interage com inúmeros estímulos ambientais. O desequilíbrio entre essas interações pode resultar em alterações metabólicas importantes, como processos inflamatórios frequentes e agressivos ao tecido cutâneo. Assim, produtos com atividade anti-inflamatória tópica são de grande interesse farmacêutico e cosmético.
Uma empresa obteve 23 patentes no Brasil e no exterior e acaba de ganhar o primeiro prêmio da Associação Brasileira de Cosmetologia pelo desenvolvimento de um produto à base do camapu, arbusto tropical que produz efeitos parecidos como o do ácido retinóico, usado para tratamentos de pele, sem os efeitos colaterais.
Por conta desse prêmio, existe a possibilidade da camupu se tornar um agente promissor no combate ao envelhecimento da pele. Quem viver verá!!!