O USO DE PROTETOR SOLAR PREJUDICA A PRODUÇÃO DE VITAMINA D?
O uso de protetor solar pode prejudicar a produção de vitamina D? Essa é uma discussão antiga entre os médicos, mas, a grande maioria dos estudiosos no assunto não acredita que o filtro solar possa realmente prejudicar a formação de vitamina D. Muitos pacientes também questionam o assunto. Por isso, resolvi trazer algumas perguntas e respostas sobre o tema para vocês.
O fator de proteção influência na absorção da substância?
Ainda não temos dados na literatura se o grau de fator de proteção solar (FPS) de um filtro pode ou não sugestionar na produção de vitamina D. O que se sabe é que o fato de um filtro ter o FPS de 60 não significa que ele protege o dobro em relação a um filtro com FPS 30.
A redução dos níveis de vitamina D nas pessoas que usam protetor solar diariamente é suficiente para causar sua deficiência?
Num país como o Brasil, em que o índice de radiação solar é imenso, não precisamos nos preocupar com isto.
Como e em quanto tempo devemos nos expor ao sol para absorver vitamina D de maneira saudável?Esse tempo pode causar algum tipo de risco ou dano à pele?
A Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou um consenso sobre fotoproteção solar e acredita que uma exposição de 10 a 15 minutos, das áreas foto expostas (face, braços, mãos e pernas), três vezes por semana, seja o suficiente para a produção da vitamina D num clima como o nosso.
Existe alguma parte do corpo que absorva melhor a vitamina D?
Não!
A absorção de vitamina D por meio dos alimentos é tão eficaz quanto pelo sol?
Sim, a absorção de vitD pelos alimentos pode ser mais eficiente, em especial a vitamina D3. Procure alimentos como peixes de água salgada e azeite de oliva. Durante as compras, dê preferência para os alimentos fortificados, como suco de laranja, leite, manteiga, ovos etc.
A exposição ao sol da maneira recomendada e uma alimentação adequada pode proporcionar as 10 mil unidades de vitamina D necessárias!