O USO DE PROTETOR SOLAR PREJUDICA A PRODUÇÃO DE VITAMINA D?

22/05/2019

O uso de protetor solar pode prejudicar a produção de vitamina D? Essa é uma discussão antiga entre os médicos, mas, a grande maioria dos estudiosos no assunto não acredita que o filtro solar possa realmente prejudicar a formação de vitamina D. Muitos pacientes também questionam o assunto. Por isso, resolvi trazer algumas perguntas e respostas sobre o tema para vocês.

O fator de proteção influência na absorção da substância?

Ainda não temos dados na literatura se o grau de fator de proteção solar (FPS) de um filtro pode ou não sugestionar na produção de vitamina D. O que se sabe é que o fato de um filtro ter o FPS de 60 não significa que ele protege o dobro em relação a um filtro com FPS 30.

A redução dos níveis de vitamina D nas pessoas que usam protetor solar diariamente é suficiente para causar sua deficiência?

Num país como o Brasil, em que o índice de radiação solar é imenso, não precisamos nos preocupar com isto.

Como e em quanto tempo devemos nos expor ao sol para absorver vitamina D de maneira saudável?Esse tempo pode causar algum tipo de risco ou dano à pele?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou um consenso sobre fotoproteção solar e acredita que uma exposição de 10 a 15 minutos, das áreas foto expostas (face, braços, mãos e pernas), três vezes por semana, seja o suficiente para a produção da vitamina D num clima como o nosso.

Existe alguma parte do corpo que absorva melhor a vitamina D?

Não!

A absorção de vitamina D por meio dos alimentos é tão eficaz quanto pelo sol?

Sim, a absorção de vitD pelos alimentos pode ser mais eficiente, em especial a vitamina D3. Procure alimentos como peixes de água salgada e azeite de oliva. Durante as compras, dê preferência para os alimentos fortificados, como suco de laranja, leite, manteiga, ovos etc.

A exposição ao sol da maneira recomendada e uma alimentação adequada pode proporcionar as 10 mil unidades de vitamina D necessárias!

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!